Viver a Semana do Ambiente em Cascais - Iniciativas para todos os gostos e idades

Entre os dias 14 e 22 de março, junte o útil ao agradável e viva autênticos momentos de lazer ao ar livre com a família e os amigos, participando nas atividades que a Câmara Municipal de Cascais programou para assinalar a Semana do Ambiente.

Há atividades para todas as idades. Para crianças dos três aos seis anos, o Centro Ambiental da Pedra do Sal promove a iniciativa “Pesca o Peixe certo”, em que de forma lúdica lhes proporciona conceitos sobre sustentabilidade marinha, sem qualquer dificuldade. Esta ação integra o visionamento de um filme infantil e uma atividade relacionada com a pesca sustentável. Dentro de uma piscina com vários peixes de diferentes tamanhos, as crianças terão que pescar o peixe com o tamanho certo para ser consumido.

Conheça também as espécies vegetais autóctones do Parque Natural Sintra Cascais, participando na ação de voluntariado no Banco Genético Vegetal Autóctone em Vale de Cavalos, que visa assegurar a integridade genética das populações vegetais. Assista ainda à demonstração de “Cães de Gado com Ovelhas”, na Quinta do Pisão, iniciativa na qual se poderá verificar à eficácia dos cães pastores em exercícios de condução de gado, atividade que conta com a colaboração da associação Portuguesa de Cães Pastores.

Se gosta de horticultura, pode optar por fazer uma formação nessa área. Inscreva-se na visita guiada à Barragem do Rio da Mula e à estação de Tratamento de Água. Pode ainda assistir a palestras sobre a qualidade do ar e da água, observação de aves na Quinta do Pisão.

São imensas, as atividades que integram o programa da Semana do Ambiente em Cascais, que se vão realizar em diferentes locais do concelho, como uma visita guiada à Barragem do Rio da Mula e à Estação de Tratamento de Água. Com o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, fique a conhecer as aves que da Quinta do Pisão. Nesta quinta também pode comprar produtos hortícolas biológicos!

Sobre a edição de 2015 da Semana do Ambiente poderá obter informações pormenorizadas sobre todas estas e outras atividades da edição de 2015 da Semana do Ambiente de Cascais. Inscreva-se na página: http://www.cascais.pt/semanadoambiente

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A AUTARQUIA E O CENTRO DE CIÊNCIAS DO MAR
No dia 18 de março, será assinado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). O objetivo é incluir, no próximo ano letivo, visitas guiadas para a comunidade escolar ao Laboratório Marítimo da Guia (LMG). A assinatura do protocolo será seguida de uma ação de conservação de natureza com uma dupla vertente: erradicação das espécies invasoras - através do arranque do chorão e a limpeza da área intervencionada e da recolha de resíduos, tendo como mote a sensibilização e o envolvimento das pessoas.