XI Capítulo Geral da Confraria do Vinho de Carcavelos junta enófilos em Cascais

Pedro Mota Soares, ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, e Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, são agora membros da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos. A entronização decorreu sábado, dia 11 de julho, na Casa das Histórias Paula Rego, no âmbito do XI Capítulo Geral da Confraria do Vinho de Carcavelos, a que se seguiu uma prova pública de “Carcavelos”.
“O Vinho de Carcavelos está entre o que de bom se faz em Portugal”, realçou Pedro Mota Soares, ministro do Trabalho, Emprego e Segurança Social, agora entronizado confrade da Confraria dos Enófilos do Vinho de Carcavelos, o que faz do governante um verdadeiro “embaixador” de um vinho licoroso com tradição secular em Cascais e Oeiras.

A Confraria conta agora com nove novos membros, a acrescentar aos 87 já entronizados. Para além de Pedro Mota Soares, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Catarina Marques Vieira, chefe de gabinete do presidente da CMC, são agora confrades da Confraria que tem como objetivos dinamizar e divulgar este vinho histórico referido pela primeira vez em 1370, mas cujo apogeu aconteceu no século XVIII, impulsionado pelo Marquês de Pombal, Conde de Oeiras, que o cultivava na sua própria quinta.

A importância da “colaboração entre os municípios de Cascais e Oeiras”, no que diz respeito ao vinho de Carcavelos, foi destacada por Miguel Pinto Luz, sobretudo tendo em conta que, embora a designação do vinho licoroso recaia sobre o concelho de Cascais, as vinhas são, hoje em dia, maioritariamente cultivadas na Estação Agronómica Nacional, em Oeiras. Do Vale de Caparide, no concelho de Cascais, mais precisamente da Quinta dos Pesos, saiu muito recentemente o vinho de Carcavelos reconhecido com a medalha de ouro atribuída no âmbito do Festival de Vinhos Europeus e de Enoturismo.

Em jeito de juramento, os novos membros comprometeram-se a dignificar o vinho de Carcavelos perante uma plateia de várias confrarias gastronómicas de todo o país, entre as quais a Confraria Marítima de Portugal, a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro e a Confraria de Fogaça da Feira.

Já entronizados, os enófilos desfilaram até à Praça 5 de Outubro (largo da Câmara Municipal de Cascais) ao som da Banda Filarmónica de Carcavelos, para uma prova pública de vinhos de Carcavelos que atraiu a curiosidade da população.

Sobre o vinho de Carcavelos | Vinho licoroso tinto e branco com sabores e aromas amendoados adquirindo um perfume acentuado pelo envelhecimento. É produzido na Carcavelos DOC - Denominação de Origem Controlada, situada em torno da freguesia de Carcavelos, nos concelhos de Cascais e de Oeiras e que constitui a mais pequena região vinícola portuguesa.