mais pessoas

André Oliveira - Sushiman no Mercado da Vila
André Oliveira - Sushiman no Mercado da VilaPara se ser especialista em cozinha ...
Miguel Rocha Vieira
Miguel Rocha VieiraMiguel Rocha Vieira, de 38 anos, tem no ...
Agatha Ruiz de la Prada
Agatha Ruiz de la Prada Agatha Ruiz de la Prada, que expôs de 9 ...
INÊS PEDROSA
INÊS PEDROSA Inês Pedrosa é responsável pela ...

Está aqui

Cláudia Ranito

Empreendedorismo no feminino

“Já ouvi comentários do género: «É você que vai arranjar a máquina»? E eu respondi: «Sim, porquê, não posso?”. Cláudia Ranito tem 32 anos, e os últimos cinco foram dedicados à criação e expansão da Medbone, uma empresa de Cascais que fabrica ossos sintéticos. Hoje exporta para mais de 30 países, incluindo o Médio Oriente, onde as mulheres ainda não conquistaram as liberdades a que as ocidentais estão habituadas. Mas para Cláudia, culturas diferentes não são sinônimo de barreira: “É preciso ter algum cuidado na abordagem, na forma como se processa a negociação, não ferir suscetibilidades e respeitar a cultura. Mas já estamos a exportar para países como o Kuwait”.
Cláudia é uma mulher de negócios e de espírito empreendedor. No 4.º ano do curso de Engenharia dos Materiais fez um estágio na área da medicina e ficou fascinada com a possibilidade de desenvolver produtos que contribuíssem para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Decidiu então apostar na Medbone, que lhe permitiria unir o útil ao agradável: “realizar um projeto de investigação a nível industrial” e, ao mesmo tempo, criar a sua própria empresa.
A Medbone fabrica ossos sintéticos para serem usados em pacientes que estejam a precisar de uma prótese para preencher e regenerar tecidos ósseos. Essa prótese pode feita ser de ossos de cadáver, de animais ou de materiais artificiais,
como o produto concebido pela Medbone. “É um osso artificial usado temporariamente, que vai sendo substituído pelo tecido ósseo natural conforme este se vai regenerando. O osso artificial acaba por ser totalmente absorvido pelo organismo”.
Quando se trata de pôr a mão na massa, Cláudia é a primeira a arregaçar as mangas. No laboratório onde funciona a Medbone, localizado em Alcabideche, já montou e subiu andaimes, arranjou filtros e calibrou máquinas: “Tira-se os saltos altos, põe-se um sapatinho raso e faz-se o que for preciso”, afirma Cláudia, rematando que “as unhas de gel são fantásticas, por serem resistentes”.
E por falar em unhas de gel, será que sobra tempo para a empreendedora Cláudia cuidar da mulher Cláudia? “A Medbone é um emprego a tempo inteiro, incluindo fins de semana. A equipa é constituída por mim e mais duas pessoas, portanto há alturas em que estamos sobrecarregados e é preciso trabalhar até mais tarde.
Mas não somos obcecados pelo trabalho e há espaço para a vida pessoal. É preciso organização. E, para além disso, conseguimos dar mais valor ao tempo livre quando este é escasso, porque aproveitamo-lo ao máximo”.
O espírito feminino, empreendedor e organizado de Cláudia reflete- se no próprio espaço da Medbone.
Os armários e gavetas estão devidamente identificados com etiquetas, os relógios de parede estão decorados com a imagem da empresa, as caixas onde são embalados os ossos primam pelo design cuidado e a mesa da sala de reuniões mistura os estilos vintage e moderno: é redonda e antiga, mas está pintada de branco e o tampo é em vidro, deixando ver o logótipo da Medbone.“Melhor do que ninguém, nós, mulheres, sabemos como a imagem é importante”, diz Cláudia entre risos.
Num mundo de empresários, engenheiros, equipamentos e máquinas que, até há algum tempo, era exclusivo dos homens, Cláudia Ranito é hoje uma empreendedora de sucesso. Sente-se realizada por “marcar uma diferença positiva” na vida das pessoas que recuperam graças ao produto que desenvolve. O facto de ser mulher não é vantagem nem desvantagem: “Acho que as pessoas devem ser respeitadas independentemente do sexo”.
Quanto às mulheres de hoje, não tem sombra de dúvidas: “Estamos com uma força incrível”.

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais