Congresso Internacional de Museus Marítimos

2013-09-08 09:30:00 - 2013-09-14 00:00:00

A 13 de outubro de 2011, a organização do ICMM (International Congress of Maritime Museums) escolheu a candidatura portuguesa para acolher o Congresso Internacional de Museus Marítimos, de 8 a 14 de setembro de 2013, cujo comité de organização integra elementos da Câmara Municipal de Cascais, Museu de Marinha e CPL Events, e a colaboração do Turismo de Portugal, Agência Cascais Atlântico, Museu Nacional de Arte Antiga, Casa das Histórias Paula Rego e Câmaras Municipais do Seixal, Portimão e Ílhavo.

A seleção da canditura foi confirmada no passado mês de janeiro, aquando de uma visita de inspeção técnica do Presidente do ICMM, Frits Loomeijer, e da diretora do Museu Vasa de Estocolmo, Marika Hedin, que vieram a Portugal verificar in loco as condições enunciadas no processo de candidatura.

O ICMM é uma organização mundial que junta associações, instituições e personalidades que trabalham na área da preservação marítima. No âmbito da sua atividade, organiza um congresso bienal, em locais selecionados mediante a avaliação prévia das candidaturas apresentadas por parte dos seus membros.

A proposta apresentada pela organização portuguesa ao Congresso de 2013, que concorreu com candidaturas da Suécia e do Chile, tem Cascais como núcleo central e inclui um diversificado programa complementar com visitas ao Museu de Marinha – que nesse ano comemora 150 anos – Museu Nacional de Arte Antiga, Ecomuseu do Seixal e Fragata D. Fernando e Glória, deslocações ao Museu Marítimo de Ílhavo e Museu Municipal de Portimão, bem como passeios de barco no rio Tejo. O evento contará ainda com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura, do Turismo e do Mar, bem como do Estoril Convention Bureau e de unidades hoteleiras da região, designadamente do Hotel Estoril Éden e do Farol Design Hotel.

Contactos do secretariadoMuseus portugueses que integram o ICMM
Contactos do secretariado

Para obter informações sobre o Congresso contacte o secretariado através do e-mail: icmmprogramme@cplevents.pt

Museus portugueses que integram o ICMM

O Museu do Mar-Rei D. Carlos, Museu de Marinha e Museu Marítimo de Ílhavo são os únicos equipamentos museológicos portugueses de temática marítima que integram esta rede internacional.