Parceria com o Instituto de Cultura e Estudos Sociais

Cascais

O Instituto de Cultura e Estudos Sociais é uma associação sem fins lucrativos fundada a 10 de junho de 1998, com o intuito de promover e apoiar estudos de investigação e proporcionar meios de formação e de especialização a investigadores, docentes e estudantes. Desenvolve a sua atividade em estreita articulação com a Câmara Municipal de Cascais e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Paralelamente, o ICES pretende assegurar, direta ou indiretamente, a difusão dos trabalhos resultantes da sua atividade, concretamente através da edição de livros e outras publicações.

Os órgãos estatutários do ICES são compostos por intelectuais de reconhecido prestígio, oriundos de diversas áreas do conhecimento e quadrantes ideológicos. Salientam-se o Conselho Científico, composto por professores universitários e elementos do mundo académico em geral, e o Conselho Consultivo, no qual houve a preocupação de integrar personalidades com ligação a associações reconhecidas localmente.

No seu plano de atividades têm destaque a realização dos Cursos Internacionais de Verão de Cascais, o Mestrado em Estudos Regionais e Autárquicos e o programa de Cursos Breves.

O ICES acolheu e coordenou ainda diversos projetos de investigação como o projeto de História do Governo Civil de Lisboa e o de Legislação do Brasil Colonial, em parceria com diversas instituições. Tem investido igualmente na colaboração com a Câmara Municipal de Cascais, através de projectos específicos e transversais. Exemplo disto são as publicações relacionadas com a temática da Segunda Guerra Mundial e a presença de refugiados no eixo Cascais-Estoril.

Contactos:
Instituto de Cultura e Estudos Sociais