Programa de Ocupação de Jovens

Cascais
Programa de promoção da empregabilidade juvenil.

Programa que proporciona a jovens (até 25 anos) experiências iniciais de contacto com o mercado de trabalho em serviços municipais e instituições públicas locais de Cascais, facilitando o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos jovens participantes. O programa inclui, ao longo de 12 meses, experiência de trabalho (20h/semana), formação e acompanhamento individualizado.

Descrição dos projetos existentes

Normas do Programa

Calendarização da seleção 2017

Processos de seleção 2016

TestemunhosDestinatáriosAtividades e bolsaCandidaturaContactos
Testemunhos

«Traduzir em palavras a minha experiência enquanto membro do Programa de Ocupação de Jovens (POJ) não é um exercício fácil, ainda assim, aqui vai uma tentativa: Entre Abril de 2015 e Abril de 2016 através do POJ, tive a oportunidade de integrar a equipa que forma a Divisão de Desenvolvimento de Recursos Sociais da Câmara Municipal de Cascais. Durante este período desempenhei inúmeras tarefas, trabalhei com diferentes serviços e vários parceiros da Câmara e tive a oportunidade de participar nas acções de formação "Inteligência Emocional e Trabalho em Equipa", "Estratégias Pessoais para o Emprego" e no Workshop "MOVE-TE". Ainda tive o privilégio de ser constantemente acompanhada pelos Tutores Frederico Costa e Cristina Gonçalves e pelos Técnicos de Acompanhamento da Divisão de Promoção e Emprego, Ana Cadete e Flávio Castro, que durante todo o processo estiveram sempre disponíveis para esclarecer as minhas questões e prestar orientações. Sem esperar, tive uma experiência profissional que me fez descobrir o sentido de responsabilidade, capacidade de saber fazer e dar resposta, saber errar e aprender. Aprender muito. Estou eternamente grata pela oportunidade que me foi concedida e por todos os momentos de partilha e de confiança.»

Monique

Destinatários

O programa destina-se a jovens dos 18 aos 25 anos residentes no Concelho de Cascais, no mínimo com frequência do 12º ano.

A seleção é efetuada por técnicos do serviço promotor e dos serviços enquadradores.

O processo de seleção será efetuado em duas fases:

- 1ª fase: Avaliação da ficha de candidatura e avaliação curricular
- 2ª fase: Entrevista presencial
Atividades e bolsa
O Programa inclui as seguintes atividades desenvolvidas ao longo de 12 meses:

- Experiência em contexto de trabalho em serviços municipais (20 horas semanais)
Programa de formação com 56 horas
- Acompanhamento individual personalizado a cada jovem

A Câmara Municipal de Cascais atribui uma bolsa mensal de transporte e alimentação no valor de €320,00.
Candidatura
Ficha de Candidatura online AQUI

Os candidatos devem identificar, por ordem de preferência, os 5 projetos a que se candidatam e descrever na Ficha de Candidatura as suas motivações.

Documentos a incluir:
Comprovativo de residência (ex: carta de condução/fatura da água/luz/telefone)
Certificado de habilitações ou comprovativo da habilitação adquirida
Curriculum vitae
Foto tipo passe (caso não esteja incluído no CV)

Inscrição presencial: as candidaturas continuam a ser rececionadas na Divisão de Promoção de Emprego ou lojas Cascais Jovem (Cascais - centro ou S. Miguel das Encostas)

Divisão de Promoção de Emprego
Beco do Teatro, nº 1 - Edifício Tardoz
(edifício nas traseiras dos Paços do Concelho)
2750-499 Cascais
Telefone: 214 815 945