Está aqui

Projetos europeus na área da Energia

Através da Cascais Próxima, a autarquia desenvolve diversos projetos em parceria com entidades europeias. O objetivo final é conseguir reduzir as emissões de dióxido de carbono do concelho, sensibilizando a população local para a importância de uma utilização consciente dos recursos energéticos.

ENESCOM


O ENESCOM é a “Rede Europeia de Centros de Informação de Energia para promoção da sustentabilidade e redução das emissões de dióxido de carbono entre as comunidades locais”.

Tem como objetivo promover atividades de informação e divulgação, a fim de: 



  • Aumentar o número de comunidades locais da União Europeia envolvidas na mitigação das alterações climáticas, através da promoção e adesão ao “Pacto dos Autarcas”;

  • Desenvolver capacidades em matéria de sustentabilidade energética e adoção de políticas inteligentes de energia local sustentável (criação e implementação de SEAPs - Planos de Ação de Energia e Sustentabilidade);

  • Promover a integração e a institucionalização da eficiência energética, poupança e utilização de fontes renováveis de energia;

  • Criar uma rede de escritórios regionais e locais com o intuito de informar e aconselhar os cidadãos sobre questões de energia, promovendo e facilitando as autoridades locais na adesão ao Pacto de Autarcas e preparação de SEAPs / ‘Planos de Acção de Energia e Sustentabilidade’;

  • Organizar e promover formações/informações adaptadas às atividades dos diferentes beneficiários-alvo (estudantes, cidadãos interessados, decisores políticos).

TRAINREBUILD


Este é um projeto desenvolvido pela autarquia de Cascais juntamente com mais nove entidades de um consórcio europeu (liderado pela entidade belga European Partners for the Environment ).

Trata-se de um programa cujo objetivo é criar uma interação na cadeia de valor no que respeita à reabilitação de edifícios, promovendo e acelerando a implementação da legislação da União Europeia em matéria de imóveis nos Estados-Membros (diretiva europeia relativa ao desempenho energético dos edifícios, a diretiva dos serviços energéticos, diretivas relacionadas com produtos intensivos no consumo de energia, diretivas, estratégias e planos nacionais de ação para a eficiência energética).

O projeto destina-se à reabilitação de uma ampla gama de "edifícios residenciais", abrangendo também habitações unifamiliares e plurifamiliares, desde edifícios privados até aos edifícios para habitação social.


ENERGIE-CITÉS | CYBER DISPLAY


Com mais de 150 membros em 24 países e representando mais de 500 vilas e cidades, a Energie-Cités é a Associação das Autoridades Locais Europeias para a Promoção das Políticas Locais de Sustentabilidade Energética. O município de Cascais faz parte desta rede desde 2008.


Visto que 75 por cento de todo o consumo de energia na Europa ocorre nas áreas urbanas, as autoridades locais têm um papel de destaque a desempenhar. Agindo a nível local, a iniciativa poderá contribuir para reduzir o consumo de energia - e consequentemente as emissões de carbono – e estimular o desenvolvimento, fazendo uso dos recursos locais existentes.


No âmbito do Energie-Cités, desenvolve-se a campanha Cyber Display, criada para encorajar os municípios a exibirem publicamente os consumos de eletricidade, água e gás natural dos seus edifícios.


A face mais visível do projeto é um poster, baseado no conhecido princípio das etiquetas energéticas dos eletrodomésticos caseiros, incluindo uma faixa com classes de A a G. Esta ação pretende informar e sensibilizar os frequentadores destes espaços para um consumo mais consciente.


Em Cascais, a avaliação do consumo está em curso nos Paços do Concelho, na Empresa de Ambiente de Cascais, no Centro de Interpretação Ambiental Ponta do Sal e na Escola Básica Pereira Coutinho. 

Links úteis

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais