Rede de Visitação Parque Natural de Sintra-Cascais

O Parque Natural de Sintra-Cascais possui uma paisagem rica e diversificada, onde a biodiversidade se reflete nos ecossistemas associados à Serra, dunas e arribas, apresentando um património inigualável do ponto de vista cultural, social e ambiental.

É sabido que a valorização e proteção de uma área natural com estas características só se tornam possíveis através da sua vivência. Promover o desenvolvimento de uma atitude responsável de preservação e respeito pelos valores em questão pressupõe a possibilidade de usufruto dos espaços pela população e visitantes, desde que de uma forma sustentável e adequada.

Tem-se observado nas áreas classificadas um aumento da procura de espaços de recreio e lazer associados à interpretação dos sistemas naturais. Contudo, continua a não haver capacidade de fornecer estes produtos a quem os procura.

De modo a dar resposta a esta demanda, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, através da Cascais Ambiente, criam a Rede de Visitação e Interpretação do Parque Natural de Sintra-Cascais (RVIPNS-C), um projeto que visa servir de forma integrada os interesses de educação e sensibilização ambiental, turismo de natureza, conservação da natureza, investigação científica e constituir um exemplo de vanguarda, criativo e importante no uso dos recursos naturais, económicos e sociais.

Plano de visitação

Com um cenário de intervenção que abrange toda a área do Parque Natural, este plano compreende a criação de uma macro estrutura de visitação e interpretação das diferentes unidades de paisagem características, como por exemplo o Litoral da Roca, a Serra de Sintra e o Abano - Penha Longa, em Cascais, ou a Terra Saloia, em Sintra.

Os objetivos do Plano prendem-se essencialmente com a implementação de um programa que permita abranger toda a sociedade na visitação de uma área protegida de características específicas, que serão potenciadas e valorizadas, para além de um conjunto de ações de gestão ativa de habitats naturais e espécies, alguns dos quais com elevado estatuto de ameaça.

O Plano de Visitação estará integrado num sistema de rede com base logística num Centro de Interpretação da Natureza – LINEU – que funcionará como a “grande porta do PNS-C” e vários Núcleos de Interpretação específicos (NI).

Estes Núcleos serão dotados de serviços de apoio à visitação, suportados por uma exposição interpretativa da envolvência local, percursos temáticos guiados por técnicos especializados ou de forma mais autónoma, com recurso a guias digitais. Estarão, ainda, ligados entre si por percursos pedestres e cicláveis, partilhando um conjunto de equipamentos, como bicicletas, segways, binóculos e guias digitais.

No âmbito do Plano de Visitação, já foram realizadas duas intervenções:

Recuperação da Duna da Cresmina

Recuperação da Quinta do Pisão

O projecto denominado de Rede Visitação e de Interpretação do Parque Natural Sintra-Cascais, com início em 14 de Setembro de 2010, promovido em parceria com a Agência Municipal Cascais Natura e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., tendo sido aprovado no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa com o investimento total elegível de 588.244,56 euros e com um co-financiamento FEDER de 294.122,28 euros, totalmente concluído em 14 de Setembro de 2013.

Este projecto surgiu da necessidade de valorizar e proteger uma área natural extremamente sensível, promovendo e desenvolvendo atitudes e comportamentos responsáveis de preservação e valorização da biodiversidade e os ecossistemas associados à serra, dunas e arribas enaltecendo um património inigualável do ponto de vista cultural, social e ambiental proporcionando o usufruto destes espaços pela população e visitantes de uma forma sustentável.
O projecto visa servir de forma integrada os interesses da educação e sensibilização ambiental, turismo de natureza, conservação da natureza e investigação permitindo contribuir como suporte aos processos de gestão ambiental do Município de Cascais.