2012-07-12 09:00:00 - 2012-07-14 00:00:00

De 12 a 14 de julho, Cascais estará no centro da reflexão sobre os caminhos atuais da conservação patrimonial, durante o XI Congresso Internacional de Reabilitação do Património Arquitetónico e Edificado. Realizada pela primeira vez em Portugal, esta iniciativa é promovida, de dois anos em dois anos, pela Fundação CICOP.

Sob o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, e do Rei de Espanha, D. Juan Carlos, e com o Câmara Municipal de Cascais e do Instituto de Cultura e Estudos Sociais, a 11ª edição do Congresso do CICOP dá especial enfoque ao Património Ibérico.

O programa é vasto e ambicioso, com destaque para os dois módulos temáticos centrais – “Conservação do Património” e “Inovação e Novas Tecnologias” – e para uma série de seis seminários internacionais e dois workshops. A entrega dos Prémios Internacionais do CICOP a um conjunto de personalidades de relevo na área da salvaguarda do Património, no dia 13 de julho, promete ser um dos momentos marcantes desta edição do congresso.

Consulte o programa geral e o  programa dos Seminários Internacionais

Visite o sítio oficial do Congresso.

Módulos temáticos centrais

Conservação do Património
AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL DE CASCAIS
12 de julho das 15h45 às 20h30 | 14 de julho das 10h às 13h30 e das 15h45 às 20h00

O XII Congresso do CICOP dará conta da evolução do próprio conceito de Património Cultural, hoje alargado à paisagem (património natural), aos costumes e tradições (património imaterial) e ao próprio produto do presente, refletindo uma cada vez maior consciencialização e debate sobre o seu significado e relevância.
Moderado por Enrique Carvajal Salina (dia 12) e por Amílcar Guerra (dia 14) este tema apresenta reflexões e casos práticos sobre materiais e técnicas de restauro, processos de reconversão e projetos de revitalização de edifícios patrimoniais. Ao longo de 45 comunicações, os participantes poderão conhecer as intervenções realizadas em edifícios como o Palacete O’Higgins 2368 (Buenos Aires, Argentina), Palácio Guadalajara (Espanha), Capela Santiago de Curahura de Carangas (Bolívia), Medina de Tetuán (Marrocos), Convento de San Miguel (Cáceres, Espanha), a Capela Real da Catedral de Maiorca (Espanha), entre muitos outros exemplos.

Inovação e Novas Tecnologias
AUDITÓRIO DA CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO
12 de julho das 15h45 às 20h15 | 14 de julho das 10h às 13h00 e das 15h45 às 20h00

Neste módulo temático, moderado por António Jimenez García (dia 12) e por Ignacio Valverde Espinosa (dia 14) abre-se espaço à apresentação de 44 comunicações que trazem exemplos variados de intervenções em San Cristóbal de la Laguna (Tenerife, Espanha), na Travessa do Comércio (Rio de Janeiro, Brasil), na Basílica de la Virgen de las Angustias (Granada, Espanha), entre outros; destaque ainda para a apresentação de projetos inovadores como o Earth System (edificação de casas sustentáveis e ecológicas), e de temas que as vantagens das novas tecnologias, como a comunicação em 3D ou o restauro virtual.

programa geral

Seminários Internacionais

O dia 13 de julho será quase integralmente preenchido com a realização em simultâneo de seis seminários internacionais e de dois workshops, que estendem a programação a diversos espaços emblemáticos do património arquitetónico de Cascais.

A Casa: Recuperação e Usos (Casa das Histórias Paula Rego)
Coordenação: Raquel Henriques da Silva

Turismo e Modelos de Gestão do Património (Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães)
Coordenação: Simonetta Luz Afonso

Patrimónios Marítimos: Temas e Problemas (Museu do Mar – Rei D. Carlos)
Coordenação: Graça Filipe

Restauro e Usos de Materiais e Técnicas Tradicionais (Casa de Santa Maria)
Coordenação: Victor Mestre

Restauro e Conservação de Pintura Mural (Centro Cultural de Cascais – auditório)
Coordenação: Gianluigi Colalucci

Conservação e Restauro de Jardins Históricos e Paisagens Culturais (Forte de São Jorge de Oitavos)
Coordenação: Rafael de la Cruz Márquez

Workshop: Novas Estratégicas para o Futuro dos Centros Urbanos: o projeto estratégico para a área central de Madrid (Madrid Centro) (Centro Cultural de Cascais – espaço 2) | Coordenação: Ángel Luís Fernandez Muñoz

Workshop: Dessalinização das Superfícies Arquitetónicas (Casa de Santa Maria – Espaço 2)
Coordenação: Joseph Gisbert Aguilar

programa dos Seminários Internacionais

Inscrições abertasSobre o CICOP
Inscrições abertas

Se gostaria de assistir ao XI Congresso do CICOP, informe-se sobre as condições de inscrição gratuita para participantes portugueses:

Instituto de Cultura e Estudos Sociais
E-mail: filipa.aguiar@cm-cascais.pt

Sobre o CICOP

O CICOP (Centro Internacional para la Conservación del Patrimonio) foi criado em 1992, em San Cristobal de La Laguna (Tenerife, Canárias, Espanha), cidade Património da Humanidade, com o intuito de prestar formação e promover a investigação na área da conservação, restauro e reabilitação do património, incentivando, de igual modo, a sensibilização e divulgação de temáticas patrimoniais. Em 2002, o CICOP evoluiu para a constituição de uma Fundação, dando origem a um organismo internacional não-governamental que agrega as organizações CICOP da Europa e da América. O CICOP Portugal foi criado por iniciativa do Prof. Doutor José Manuel Tengarrinha e tem a sua sede em Cascais.