Requalificação do Mercado de Carcavelos

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 649.727,00 €
Estado atual Encerrado

Resumo:
A relocalização da Feira de Carcavelos para os terrenos anexos ao Mercado criou a oportunidade de pensar todo o espaço envolvente de uma forma global e articulada, desempenhando a reabilitação do edifício do Mercado um papel fundamental quer ao nível da preservação do edifício, com resolução das patologias identificadas, quer ao nível da requalificação funcional, dotando-o de condições de funcionamento ajustadas às necessidades atuais.
Ao refletir na organização e distribuição do edifício, articuladas com o futuro recinto da feira, chegou a equipa projetista à conclusão da necessidade de realização de alterações na sua arquitetura, como única forma de possibilitar a otimização do seu espaço funcional. Nesse sentido, foi demolido todo o corpo Sul (onde anteriormente existia a cafetaria e instalações sanitárias) que se encontrava bastante degradado e com claros problemas de acessibilidade.
Esta demolição deu lugar a uma ampliação do corpo Nascente, em direção a Sul, transformando a anterior planta em “J” invertido, numa planta em “L”, aberta para a praça, que foi também alvo de reabilitação.
A realização desta ampliação justificou-se também pela importante necessidade (surgida no decorrer do processo) de disponibilizar no edifício uma área considerável para a implantação da Fábrica Santini, que se tornou num ponto de atração, fomentando e potenciando relações comerciais com os vendedores locais, do Mercado.
Pretende-se que a Reabilitação do Mercado de Carcavelos e a requalificação dos seus espaços exteriores, bem como da sua articulação com o futuro Recinto da Feira, a criar em terrenos existentes a Sul do Mercado, venha a criar um motor gerador de qualidade urbana e promotor de uma nova centralidade.
A Reabilitação do Mercado seguiu duas linhas de intervenção complementares: A resolução das patologias identificadas (constantes no Relatório de Patologias de 2004) e a adaptação funcional do edifício de forma a incluir uma área completamente autónoma de aproximadamente 900m2 para a criação de um futuro espaço âncora de referência local que é a inclusão da fábrica Santini.
A obra de Requalificação do Mercado de Carcavelos foi alvo de candidatura ao aviso para apresentação de candidaturas em regime de aprovação condicionada-overbooking, aberto de 1 de Agosto a 30 de Setembro de 2014, tendo sido financiada em 2018.