Semanas de Música do Estoril

As Semanas de Música do Estoril foram criadas pela Associação Internacional de Música da Costa do Estoril em 2001, e resultam da fusão dos Cursos Internacionais de Música, do Festival de Música e do Concurso de Interpretação do Estoril.

Desde a sua criação em 1962, milhares de alunos de todos os continentes participaram nos Cursos Internacionais de Música. Artistas como Maria João Pires, Ana Bela Chaves, Artur Pizarro, Álvaro Cassuto, Pedro Burmester, Elsa Saque, António Rosado, incluindo a quase totalidade dos músicos portugueses contemporâneos, passaram por masterclasses dirigidas pelos mais conceituados artistas e pedagogos mundiais no âmbito desta iniciativa que, em 2012 assinava 50 anos. Em 1987, por ocasião do 25.º aniversário da sua fundação, a Secretaria de Estado da Cultura atribuiu a esta iniciativa a Medalha de Mérito Cultural.

Também a criação do Festival de Música, em 1975, proporcionou ao público a presença de figuras do mais alto relevo como Mstislav Rostropovitch, Sándor Vegh, Rudolf Nureyev, Marcel Marceau, Teresa Berganza, Paul Tortelier, Ruggiero Ricci, Paul Badura-Skoda, Christa Ludwig, Aldo Ciccolini, Hopkinson Smith, Gustav Leonhard, Gundula Janowitz, Rinaldo Alessandrini, Ewa Podles; orquestras prestigiadas como a Filarmónica de Moscovo, os Virtuosos da Filarmónica de Berlin, a Orquestra Barroca da Comunidade Europeia ou, ainda, os agrupamentos Hilliard Ensemble, As Grandes Vozes Búlgaras, o Ballet Nacional de Espanha, o Ballet da Ópera de Nice e Orfeón Donostiarra, entre centenas de outros que contribuíram para a difusão de novos valores e criações, através de mais de trezentas obras apresentadas pela primeira vez em Portugal, muitas das quais em estreia mundial.

Além de compositores contemporâneos consagrados como Messiaen, Ligeti, Webern, Feldman, Luis de Pablo, Lopes-Graça, Ohana, ou Peixinho, o Festival tem dedicado especial atenção às novas gerações de criadores. Em reconhecimento pelo seu valor como um dos expoentes artísticos nacionais, o Festival foi integrado em 1983 na European Festivals Association, organismo máximo mundial da especialidade, em representação de Portugal. Em 1985, Ano Europeu da Música, a Câmara Municipal de Cascais atribuiu a Medalha de Mérito Municipal à Associação Internacional de Música da Costa do Estoril, realçando o êxito das ações desenvolvidas no meio internacional para a integração do Festival na EFA.

Do mesmo modo, o Concurso de Interpretação do Estoril, criado em 1990, tem contribuído para a difusão dos mais promissores valores nacionais da atualidade. Entre os diversos premiados destacam-se Ana Ferraz, Bárbara Dória, Luis Rodrigues, Teresa Valente ou Armando Possante. Simultaneamente, e em virtude do bom nível alcançado pelos finalistas das últimas edições, a prova final é incluída na programação do Festival de Música.

Em 2003, as Semanas de Música do Estoril iniciaram o projeto Mare Nostrum, resultante dos encontros Nova Geração de Compositores do Mediterrâneo, realizados em 2001 e 2002, com participantes de Itália, França, Espanha, Croácia, Grécia, Turquia, Líbano, Tunísia e Portugal. O êxito da iniciativa, fonte permanente de conhecimento das correntes estéticas de hoje, afirmação de identidades e preservação de uma cultura comum, permitiu que se apresentassem ao público do Festival estreias mundiais e nacionais de obras de Kamran Ince, Jacopo Baboni, Luis Tinoco, Antun Tomislav Saban, Sérgio Azevedo, Emilio Calandin, Alberto Colla, Carlos Marecos, compositores da nova geração, juntamente com repertório universal.

Esta iniciativa, que decorre habitualmente nos meses de julho e agosto, é financiada pela Câmara Municipal de Cascais, Secretaria de Estado da Cultura/Instituto das Artes e diversas entidades do setor empresarial.

Telefone:  214685199 / 214660081
E-mail: festivaldoestoril@sapo.pt