Está aqui

Igualómetro | Igualdade de género

A igualdade entre homens e mulheres é um princípio de justiça social e um alicerce da democracia.

Os países membros da União Europeia têm vindo a trilhar um caminho significativo de promoção da igualdade de género e de superação das assimetrias históricas entre mulheres e homens. Estando a igualdade de direitos já reconhecida na lei, compete-nos agora superar as desigualdades de facto que ainda persistem nas sociedades europeias.

Refira-se a título de exemplo: o diferencial salarial entre homens e mulheres; a sub-representação feminina nos órgãos de decisão política e económica; a segmentação do mercado de trabalho com profissões e setores de atividade fortemente masculinizados ou feminizados; a menor participação dos homens nas tarefas domésticas face às mulheres; o desequilíbrio de papeis parentais na esfera familiar, etc.

Os desequilíbrios de poder e as assimetrias socioeconómicas entre mulheres e homens, enraizados em fatores históricos e culturais, manifestam-se nos diversos setores das sociedades atuais: cultura, desporto, educação, mercado de trabalho, política, meios de comunicação social, publicidade, etc. Combater as situações de desigualdade e os estereótipos de género que as sustentam implica o empenhamento dos diversos agentes socioeconómicos na promoção da igualdade.

É neste contexto que a Câmara Municipal de Cascais desenvolveu o Igualómetro, com a colaboração do Centro de Estudos para a Intervenção Social (CESIS). Este instrumento visa medir o contributo de cada projeto ou intervenção para a Igualdade de Género, integrando algumas das dimensões que devem ser acauteladas: participação de homens e mulheres enquanto destinatários/as; composição da própria equipa que desenvolve o projeto; combate a discriminações; desconstrução de estereótipos de género; utilização de linguagem inclusiva.

O Igualómetro destina-se a ser aplicado a projetos ou intervenções desenvolvidas por qualquer organização ou serviço que vise o desenvolvimento de uma comunidade e que assuma uma postura socialmente responsável. É um instrumento de autoaplicação e pode ser preenchido individualmente por cada profissional ou em equipa de trabalho. Junto a cada questão encontrará algumas notas de apoio ao preenchimento e alguns exemplos

 

continuar a ler
IgualómetroContactos
Igualómetro
Antes de começar o seu preenchimento deve:
 
1. Escolher uma intervenção em particular (pode repetir o teste tantas vezes quantas as intervenções que pretenda medir dentro da sua prática profissional);
2. É importante que selecione uma intervenção onde exista apenas um tipo de destinatários concreto. Consideram-se destinatários/as da intervenção as pessoas abrangidas diretamente pelas ações.
 
No final do seu preenchimento será atribuído automaticamente um valor de 0 a 100, correspondente ao contributo do projeto ou intervenção para a Igualdade de Género.
 
O Igualómetro está disponível AQUI!
Contactos
Email: igualdade.genero@cm-cascais.pt
Telefone: 214 815 263
 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais