Processo de revisão do Plano Diretor Municipal

O Plano Director Municipal (PDM) de Cascais está em processo de revisão, no qual se pretende obter a máxima participação de todos quantos interagem com este território.

Cara (o) munícipe,

A Câmara Municipal de Cascais iniciou, em maio de 2011, o processo de revisão do Plano Diretor Municipal. Esta foi uma revisão feita com um objetivo primordial: valorizar as pessoas através da valorização do território. Porque sabemos que as pessoas e o território não são apenas duas faces  da mesma moeda, mas são os mais significativos recursos que uma sociedade tem ao seu dispor, iniciámos um processo de revisão que, dentro de uma série de horizontes possíveis, diz o que queremos e o que não queremos. Somos claros nisso.

Quando dizemos o que queremos, apontamos um caminho: o caminho da sustentabilidade económico-financeira, ambiental e humana; o caminho da autossuficiência energética e da resiliência; o caminho de uma nova economia mais forte e mais justa porque é capaz de criar mais oportunidades para todos. Em resumo, um caminho de um Cascais mais uno, mais próspero e mais solidário, onde cada um tem a capacidade de escrever o seu próprio destino.

Mas, como disse, o PDM também é claro no que não queremos. E foi por isso que enquadramos estrategicamente as opções políticas no sentido de que elas, ao contrário do que aconteceu num passado não muito distante, nunca ponham em causa o nosso património e a nossa identidade coletiva; nunca hipotequem as hipóteses das gerações presentes e futuras poderem ficar ligadas por linhas  de desenvolvimento sustentado e solidário; e, por fim, que nunca essas opções sejam capazes de contestar um modelo verdadeiramente humanista de gestão política do território.

Porque tem no seu centro as pessoas, o capital humano, este é um documento de futuro. Mas o processo de revisão do PDM está longe de ter produzido um documento acabado. É por isso que contamos com cada uma dessas pessoas para quem orientámos este PDM para nos ajudar a fazer crescer o PDM, para nos ajudar a fazer deste documento uma melhor carta estratégica para o presente e futuro dos cascalenses.

Conto com a sua participação.
Juntos construiremos um Cascais mais forte.

Carlos Carreiras,
Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Fale connosco

Introduza os caracteres que aparecem na imagem.

Select the newsletter(s) to which you want to subscribe or unsubscribe.