Está aqui

Transparência Municipal

Mais democracia, mais transparência
A Câmara Municipal de Cascais tem, nos últimos anos, promovido várias iniciativas com vista a reforçar a transparência da gestão municipal, que permitam o desenvolvimento de modelos de governação mais democráticos e participados.
 
Elemento fundamental para o aumento da transparência é a implementação de processos de e-democracia, disponibilizado informação de forma completa, fidedigna, atempada, facilmente compreensível e de fácil acesso, permitindo simultaneamente processos de e-participação, sendo disso exemplo o Orçamento Participativo e uma maior participação cívica dos Cascalenses, nos processos que lhe dizem diretamente respeito.
 
Esta aposta na transparência visa aumentar a confiança dos cidadãos no poder político local, que, devido à particular proximidade entre as instituições e os cidadãos, se afigura cada vez mais essencial.
 
Vivemos hoje uma crise sem precedentes nas nossas Democracias. Para que as democracias sobrevivam aos choques do século XXI, é preciso ‘redemocratizar’ o sistema. E recuperar a confiança dos cidadãos nas instituições. A confiança é um bem escasso e instrumentos que promovam o aprofundamento da transparência e que reforcem os mecanismos de escrutínio só podem ser bem-vindos e bem-sucedidos.
 
 
É esse o compromisso de Cascais.
 
Carlos Carreiras
Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais