Bryan Adams expõe fotografia no Centro Cultural de Cascais | Para ver até 1 de fevereiro de 2015

Bryan Adams inaugurou, em Cascais, a sua exposição “Bryan Adams - Exposed”, no Centro Cultural de Cascais. Um regresso do músico e compositor canadiano à terra onde viveu parte da sua adolescência para mostrar facetas desconhecidas do público de figuras como a Rainha de Inglaterra, Morrissey, Ben Kingsley, Amy Winehouse, Michael Jackson, Louise Bourgeois, Lindsay Lohan, Judi Dench, entre outros, mas também para apresentar retratos que constituem autênticos legados de guerra: fotografias únicas de soldados feridos em combate no Afeganistão.

“Bryan Adams - Exposed” resulta do livro com o mesmo nome, publicado em 2012, pela editora alemã Steidl. Trata-se de uma retrospetiva da fotografia de Bryan Adams, repleta de retratos de amigos e colegas da indústria do entretenimento, moda, arte e até da política e da ciência, onde se incluí a própria Rainha da Inglaterra. O que estes retratos têm de excecional é que muitos foram captados em momentos mais informais, expondo facetas desconhecidas do público.

O interesse de Bryan Adams pela fotografia é antigo, não sendo raro vê-lo acompanhado de câmaras fotográficas de todo o tipo, desde as simples portáteis Kodak às mais avançadas como a Rolleiflex que o músico comprou no Japão. Mas, só em finais dos anos 90 e entusiasmado com a experiência de fazer autorretratos para ilustrar as capas dos seus álbuns é que Adams começou a fotografar pessoas do show business e não só, aproveitando a sua relação de proximidade com as celebridades.

Iniciou, assim, uma carreira fotográfica de sucesso, impulsionada pelo fotógrafo de moda americano Herb Ritts. Depois de convites para publicar os seus trabalhos na Interview, na I-D e na Vogue, entre outras publicações de prestígio, Bryan Adams decidiu fundar uma revista – a Zoo. A fotografia passou a ocupar um lugar de destaque na vida de Bryan Adams, que hoje rivaliza com a música e a composição.

Com curadoria de Anke Degenhard e Mat Humphrey, organizada em parceria com a Fundação D. Luís I, Crossover e diChroma Photography, “Bryan Adams - Exposed” conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Turismo de Portugal, Embaixada do Canadá, Público, TAP, Grupo Pestana, RR, Vogue Portugal e Postal Free.

Para ver no Centro Cultural de Cascais até 1 de fevereiro de 2015.