Cascais acolhe Semana do Ténis e do Padel | De 15 a 22 de setembro | Clube de Ténis do Estoril

Entre 15 e 22 de setembro, todos os caminhos do Ténis e do Padel vão dar ao Estoril. Promovida pela Federação Portuguesa de Ténis, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e a parceria do Clube de Ténis do Estoril, a Semana do Ténis & Padel integra o Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, o Campeonato Nacional de Padel/Banco Bic e o Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas. No conjunto das competições, serão distribuídos 27 mil euros em prémios.

O Campeonato Nacional Absoluto, em masculinos e femininos, regressa assim ao Clube de Ténis do Estoril, local onde se disputou pela última vez em 2008. Numa homenagem ao primeiro presidente da Federação Portuguesa de Ténis o Campeonato recebe este ano pela primeira vez a designação Taça Guilherme Pinto Basto. Os atletas vão disputar um “prize Money”. O “qualifying” tem início no domingo e completa-se na segunda-feira. O quadro principal começa a ser disputado na terça-feira.

Foto: Fernando Correia/FTP

Simões de Almeida, vice-presidente do Clube de Ténis do Estoril, acredita que “estas atividades vão dar uma nova dimensão do ténis. Esperamos que haja a maior divulgação possível para nos permitir uma grande semana do desporto”. Apostado em “dignificar os campeonatos nacionais de ténis”, Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, defende que “este será o melhor evento de ténis do ano, que irá reunir não só o ténis, como o padel, ténis em cadeira de rodas., exibição de ténis de praia e contar com a presença de antigas glórias do ténis nacional. Este evento vai fazer com que o ténis seja mais falado”.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais lembra que “aqui em Cascais ténis rima com Estoril, Parede, Carcavelos e Trajouce, porque no concelho existe uma oferta diversificada garantida por vários clubes que contam com o apoio da autarquia. Queremos inclusive recuperar o Estoril Open como marca em articulação com a Federação de Ténis”, anuncia, reafirmando que “a grande aposta concelhia é reafirmar os clubes do concelho em articulação com a FPT para funcionar em rede de modo a obter os melhores resultados que for possível”.

Todas as provas vão decorrer no Clube de Ténis do Estoril, que irá também acolher ações sociais, de solidariedade, de dois Pro-Am que vão juntar antigos tenistas profissionais como Nuno Marques a convidados, um “workshop” para treinadores de ténis e uma apresentação de ténis de praia.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Campeonato Nacional Absoluto / Taça Guilherme Pinto Basto
Em masculinos e femininos, lista de atletas em www.tenis.pt. O “qualifying” tem início no domingo dia 15.09 e completa-se na segunda-feira. O quadro principal começa a ser disputado na terça-feira.

Campeonato Nacional de Padel//Banco BIC
O Campeonato Nacional de Padel/Banco BIC realiza-se pela primeira vez sob a égide da Federação Portuguesa de Ténis. As melhores duplas portuguesas, presentes no Campeonato do Mundo, em Moscovo, e no Europeu, na Grã-Bretanha, discutem os títulos nacionais de pares masculinos, pares femininos e pares mistos. Ao todo, os prémios no Nacional de Padel fixam-se em seis mil euros. O “qualifying” do Campeonato Nacional de Padel/Banco BIC está programado para quinta-feira, enquanto os quadros principais começam a ser disputados na sexta-feira, prolongando-se até domingo.

Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas/Taça Angelini
O Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas/Taça Angelini vai decorrer entre sexta-feira, 20 de setembro, e domingo quando irão decorrer as finais. Sábado, com início previsto para as 12 horas, realiza-se o Prémio Angelini, uma exibição em ténis em cadeira de rodas. O Campeonato Nacional de Ténis em Cadeira de Rodas/Taça Angelini, que reunirá os crónicos campeões dos últimos anos — Carlos Leitão e Paulo Espírito Santo e tem prémios monetários no valor de mil euros.

Simpósio Angelini, domingo 15 de setembro, 17h00
Destinado a treinadores, preparadores físicos e fisioterapeutas o simpósio terá como primeiro preletor Luís Lopes (preparador físico), com o tema “Diagnóstico, Lesões e a sua Prevenção”. Às 18h00, Henrique Jones, médico ortopedista, intervirá com “Desporto e Artrose: Que realidade/Que prevenção?”. A partir das 18h30, João Paulo Guimarães, diretor médico Angelini Farmacêutica, encerra as preleções com “A importância da Suplementação de Magnésio na Prática Desportiva» (a confirmar).

Outras ações
19 de setembro
20h00 | Entrega de Prémios Mérito, no decorrer do jantar oficial da Semana do Ténis & Padel,  Centro Cultural de Cascais.

21 de setembro
12h00 | Dia da Solidariedade, com exibição de ténis com crianças e mini clínica com tenistas e crianças portadoras de deficiência.
12h30 | Pro-Am VIP

22 de setembro
12h00 | Clínica de Padel/Banco BIC

Durante o mês é ainda possível apreciar nas instalações do Clube de Ténis do Estoril uma exposição fotográfica sobre a modalidade nas últimas décadas.