CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Agricultura Urbana

A Agricultura Urbana (AU) é a agricultura praticada no interior (agricultura intra-urbana) ou na periferia (agricultura peri-urbana) de uma localidade ou cidade com o objetivo de cultivar e distribuir uma diversidade de produtos alimentares.

Esta atividade utiliza os recursos humanos e materiais, produtos e serviços disponíveis dentro ou em redor da área urbana.


A AU é realizada, geralmente, em pequenas áreas e destina-se sobretudo a uma produção para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Pratica-se principalmente em quintais, em terraços ou pátios, ou ainda em hortas urbanas – espaços comunitários ou espaços públicos não urbanizados. A AU contribui para a segurança alimentar pois:


. Permite aumentar a quantidade de bens alimentares disponibilizados aos cidadãos que habitam nas cidades;
. Permite a disponibilização de produtos frescos - como legumes, fruta ou carne - aos consumidores urbanos.


A AU é encarada como uma prática sustentável em termos energéticos porque resulta na redução da pegada ecológica dos alimentos: por um lado, incentiva o consumo de produtos sazonais e por outro, dispensa o transporte de bens alimentares de locais mais distantes.


Em termos de ecologia urbana, este tipo de agricultura tem a vantagem de promover a biodiversidade e a implementação de mais espaços verdes nas cidades, com todas as vantagens que lhe estão associadas.


O programa Hortas de Cascais visa o potenciar a prática da AU sustentável no concelho de Cascais, na forma de hortas comunitárias e hortas privadas para auto-sustento. Acreditamos que esta atividade pode ajudar a dar resposta a muitos dos desafio das cidades, tendo benefícios transversais a todos os pilares do desenvolvimento sustentável.


Conheça a Rede Portuguesa de Agricultura Urbana e Peri-urbana.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0