Cascais recebe prémio na área do turismo sustentável

A Câmara Municipal de Cascais recebeu dia 6 de março, o primeiro prémio do “Vistas International” atribuído pelo trabalho desenvolvido pela autarquia na recuperação ambiental da Duna da Cresmina e do Pisão. Cascais é agora classificado o melhor destino sustentável do mundo.

Este galardão conta com o apoio da Comissão Europeia e analisou 1000 candidaturas de todo o mundo. Foi entregue na Feira Internacional de Turismo em Berlim, a maior feira de turismo do mundo, que decorreu na primeira semana de março e onde estiveram presentes 170 mil visitantes e 11 mil operadores turísticos de 180 países.

Na entrega do prémio em Berlim, o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, afirmou que o galardão "vem comprovar que Cascais é um destino de elite internacional".

"Há três razões que fazem com que Cascais seja esse destino de elite: a preservação da natureza, que ocupa um lugar central na nossa ação política; temos a melhor gastronomia, os melhores restaurantes e os melhores hotéis; e Cascais é um destino de elite porque é de todos, portugueses e estrangeiros por igual", sustentou.

O Prémio “Vistas - VISION Innovation for Sustainable Tourism Awards 2014” é uma iniciativa do “DestiNet Innovation Group”, que coloca Cascais como referência no turismo sustentável assinalando a requalificação ambiental iniciada em 2010 no “Centro de Interpretação da Duna da Cresmina e Quinta do Pisão”, e que levou à recuperação de 90 hectares na zona da Cresmina, no Guincho.

No total foram colocados 2 km de passadiços evitando a destruição da duna da Cresmina, que foi alvo de trabalhos de recuperação e consolidação de vegetação, introdução de sinalética e pontos de observação.