Mercados de Natal: centro histórico vive como nunca o espírito da quadra

Cascais promete-lhe um Natal diferente em 2012 e convida-o a celebrar o espírito da quadra. Porque, mais do que nunca, é preciso promover, em comunidade, o espírito de solidariedade e a esperança num futuro melhor, a Vila vai engalanar-se para receber os maiores e mais tradicionais mercados de Natal que o concelho já viu.

A partir do próximo dia 7 de dezembro e até 6 de janeiro, Cascais vai viver intensamente o Natal. Além das tradicionais decorações alusivas à quadra, presentes nos Centros Urbanos Comerciais das seis freguesias, o centro de Cascais vai transformar-se numa verdadeira vila de Natal. É a iniciativa “Natal em Cascais”, promovida pela Câmara Municipal de Cascais e pela DNA Cascais que oferece um programa diversificado para todos os gostos e idades.

Visando dinamizar a vivência urbana e o comércio instalado, o Natal em Cascais vai proporcionar a quem percorrer as ruas do concelho um ambiente cultural e festivo, distribuído por três grandes ações em cinco palcos principais. Não vão faltar as luzes de Natal, que se acendem dia 7 de dezembro às 17h00, nem o próprio Pai Natal que chega a Cascais dia 8 de dezembro, também às 17h00.

NOTA: Consulte aqui a programação (atualizada)

Praça 5 de Outubro - Venda de Natal das Instituições Particulares de Solidariedade Social. De 7 de dezembro a 6 de janeiro 22 instituições de solidariedade social vão estar presentes nas casinhas de madeira que inspiram este Natal em Cascais com produtos artesanais de gastronomia, cerâmica e outros, produzidos por si. Os valores apurados na venda revertem a favor da obra social que desenvolvem.
Largo Cidade Vitória Venda de Natal dos Artesãos. Igualmente em casinhas de madeira, os artesãos do concelho e comerciantes locais dedicados à comercialização de produtos alusivos à época vão abrir portas no Largo Cidade Vitória.
Jardim Visconde da Luz - Mostra Gastronómica "Natal no Mundo". Dividida por 12 casinhas de madeira, esta mostra será talvez o palco mais apetitoso do “Natal em Cascais”. Aqui será possível encontrar produtos tradicionais portugueses, gastronomia internacional, com especial destaque para produtos como o chocolate, os chás, compotas, o chocolate quente e novidades como o vinho quente.

Mercado da Vila - Exposição "A Arte vai ao Mercado", com a presença de 47 artistas entre consagrados e jovens talentos da Pintura, Escultura e Fotografia. De 7 a 15 de dezembro, entre as 10h00-13h00 e 15h00-19h00. Além da vertente cultural, esta mostra tem também uma componente de responsabilidade social, pois na venda de qualquer peça exposta, os artistas participantes fazem reverter 5% do valor dessa venda para instituições de solidariedade social designadas pela CMC.

Baía de CascaisShowcooking, numa tenda com uma área coberta de 450 metros quadrados instalada no passeio fronteiro à esplanada do Hotel Baía - chefes dos restaurantes da vila farão demonstrações para a população. Neste espaço haverá também, workshops para crianças todos eles relacionados com gastronomia e confeção de alimentos.
Na Esplanada dos Pescadores uma Roda Gigante vai proporcionar viagens inesquecíveis com uma vista deslumbrante sobre a Baía. Nas ruas da vila haverá animação musical com a presença dos "Shout" (soul/gospel), do Quarteto de Cordas "Encore Ensemble" e da "Bandinha da Alegria", aos quais se juntam grupos corais do concelho. Está também garantida animação Infantil com a atuação de palhaços no centro da vila.

Mil e uma razões para viver o Natal em Cascais !

Está encerrado mais um passatempo para oferta de bilhetes para a Roda Gigante que se encontra na Baía de Cascais.
As respostas corretas são:
1) Praça 5 de Outubro; Largo Cidade Vitória; Jardim Visconde da Luz; Mercado da Vila; Baía de Cascais.
2) 30 Cabines;
3) 47 Artistas.
Os bilhetes foram atribuídos a:
- Pedro Alves da Veiga;
- Mafalda Martins Soares;
- João Gonçalo Vasconcelos Carvalho;
Ricardo Gonçalves Barros;
- Mónica Correia Barbosa;
- Edite Cristina Fernandes;
- Maria Luisa de Mattos Leiria;
- Patricia Pires dos Santos;
- Daniel Mendes Landum;
- Sónia Valério Venâncio.

Onde há iluminação de Natal ?

Quem é o Comissário e que artistas participam na exposição "A Arte Vai ao Mercado" ?

Programa para dia 7, inauguração das iluminações de Natal

Roda Gigante

Veja aqui a apresentação daquilo que vai poder viver em Cascais a partir do dia 6 de dezembro!