“Plano Diretor Municipal de Cascais” em exposição | Centro Cultural de Cascais

Apresentar à população a proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Cascais (PDM-Cascais), documento que se encontra atualmente na fase final de elaboração, é o objetivo da exposição “Plano Diretor Municipal de Cascais” que está patente no Centro Cultural de Cascais.

Composta por 10 painéis sobre a proposta de revisão do PDM-Cascais, a exposição proporciona informação sobre as linhas gerais de ordenamento do território e principais eixos de desenvolvimento concelhio. Há ainda explicações temáticas que sustentam as opções relativas a esta proposta, tais como o modelo territorial, as condicionantes, a estrutura ecológica municipal, o mapa de ruido do concelho, a carta de mobilidade, os patrimónios natural, edificado e imaterial, entre outros aspetos.

No âmbito desta mostra, que fica patente até ao final de setembro, podem ser consultados no local, com recurso a postos informáticos criados para o efeito, os documentos que integram a proposta e que foram já remetidos à Comissão de Acompanhamento, presidida pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), incluindo a Carta de Ordenamento, Carta de Condicionantes, Regulamento e Relatório Ambiental, entre outros. A exposição integra ainda uma maquete tridimensional do concelho, na qual o visitante poderá identificar, designadamente, a incidência dos diferentes instrumentos de gestão territorial com incidência no concelho, de que são exemplo o PROT-AML, os Planos de Ordenamento da Orla Costeira de Sintra-Sado e de Cidadela -São Julião da Barra e o Plano de Ordenamento do Parque Natural de Sintra-Cascais, entre outras temáticas.

O visitante é informado sobre o que é um PDM, no âmbito de um painel criado para o efeito, e sobre como aconteceu a ocupação territorial do concelho até ao PUCS – Plano de Urbanização da Costa do Sol (que remonta à década de 40 do séc. XX) e daí até aos dias de hoje. Ainda no âmbito da exposição pode-se disfrutar de uma viagem em vídeo pelo concelho, com enfoque nas atividades desenvolvidas.

Além da exposição no Centro Cultural de Cascais, esta mostra sobre a revisão do PDM-Cascais assumirá dentro de algumas semanas um caráter itinerante com a realização de sessões de esclarecimento pelas freguesias em data ainda a anunciar.

O processo de revisão do PDM-Cascais encontra-se na fase de concertação entre a Câmara Municipal de Cascais e as entidades externas, sob coordenação da CCDR-LVT. Finda esta fase, será promovida uma alargada discussão pública para que todos os interessados possam participar expressando as suas opiniões face à proposta apresentada. O processo de revisão do PDM-Cascais conclui-se com o envio da proposta, pela Câmara, para a Assembleia Municipal de Cascais, para aprovação, e posterior remessa para publicação.

Centro Cultural de Cascais: Av. Rei Humberto II de Itália, Cascais, 3ª feira a domingo das 10h às 18h00.

Veja a reportagem aqui.