Est Art Fair - 35 galerias no Centro de Congressos do Estoril para ver até domingo

Com a “tónica no desenho e preocupações em mapear algumas das declinações do desenho contemporâneo”, como explica Delfim Sardo, do grupo curatorial, está patente até domingo dia 13 de julho a Est Art Fair – Feira de Internacional de Arte Contemporânea do Estoril. Até 13 de julho o Centro de Congressos do Estoril transforma-se num dos espaços de arte mais emblemáticos do país com a primeira edição da Est Art Fair. São 35 galerias, na sua maioria oriundas de nove países: Brasil, Colômbia, França, Alemanha, México, Portugal, Reino Unido e Estado Unidos e Espanha. Com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, a ideia é lançar um encontro anual internacional de Arte Contemporânea.

Horário: 15h00 - 21h00 nos dias 10, 11 e 12. Dia 13 até às 20h00.

Conversas de Arte das 15h30 às 17h00

13 de julho | Livros de Artistas

Livraria de Celsus: Christophe Daviet (FR), GHOST (PT), Kitschic Educiones (ES), Pierr von Kleist (PT), STET (PT), Tijuana (BR)

“Resistir é permanecer invisível”. A frase é de Kader Attia, artista que desafia os visitantes da Est Art Fair a ler giz branco sobre uma parede alva. E se não há objectiva capaz de a captar, os olhos humanos, depois de muito esforço conseguem deslindar a mensagem e o invisível, que sempre esteve lá, apresenta-se finalmente perante a incredulidade de quase todos.

Outra proposta é de Sílvia Bächli que sob a forma que se assemelha a um bigode gigante nos traz linhas de textos noticiosos sobre violência. Só um olhar atento desvenda a mensagem, mas ela está lá.
E como se ouve o desenho? É simples, visita-se a exposição “Drawing the world” no piso 1 da Est Art Fair e entra-se no mundo proposto por Helena Almeid, que nos apresenta um dos seus primeiros desenhos habitados.

Mas há muito para ver e descobrir no mundo da arte contemporânea por estes dias no Centro de Congressos do Estoril. Fortemente internacional, a Est Art Fair reúne 35 galerias de nove países das quais apenas 14 são nacionais. Um facto que Luís Mergulhão, director da feira explica com o contraciclo entre a arte contemporânea e a crise vivida no país: "Portugal está em crise, mas o mercado da arte contemporânea está em crescimento. No ano passado o valor estimado de transações foi de 35 mil milhões de euros”, salienta, explicando que “investidores procuram correr menos riscos” e a arte sai a ganhar quando comparada a outros bens de investimento como fundos financeiros, acções ou bens imobiliários.

Acreditando que “a arte e as indústrias criativas são motores estratégicos” contribuído para que Cascais seja um concelho cada vez mais desenvolvido, mais competitivo, mais atractivo, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais referiu que ter uma feira desta natureza em Cascais era um projeto antigo que foi possível concretizar com a proposta do Luís Mergulhão: “a Est Art Fair tem todas as condições para se afirmar na primeiríssima divisão a nível internacional”, no que respeita ao circuito de feiras de arte, salientou.

Além disso, concordando com o director da feira, o Carlos Carreiras acredita que este possa ser “um mercado extraordinário para Portugal, até como mercado exportador que nos permita lançar os nossos artistas no estrangeiro”. Para tanto vale a localização no Estoril que, na opinião do autarca, “tem todas as condições na sua identidade, na sua história, mas também no seu presente, para se projectar também como um grande centro de artes em Portugal”.

Até domingo, nos dois pisos do Centro de Congresso do Estoril há uma mostra muito ampla para ver o que de melhor se faz de arte contemporânea ao nível do desenho e não só, não só para satisfazer a apetência dos profissionais da arte contemporânea, mas também para ser apreciada por amantes e curiosos, naquela que é a última feira da temporada e que quer afirmar-se com periodicidade anual.

35 galerias
26 representações internacionais
14 portuguesas
9 países