Semana (e Noite) dos Museus 2013 assinalada em Cascais | De 13 a 19 de maio | Vários museus de Cascais

De 13 a 19 de maio, os museus de Cascais vão estar abertos mais horas do que é habitual. Um horário alargado para aumentar as possibilidades de cada um festejar a Semana (e Noite) dos Museus e, neste âmbito, o Dia Internacional dos Museus. O desafio é aproximar o público dos espaços de cultura. O programa criado pela Câmara Municipal de Cascais é diversificado e tem em conta todas as idades. Agora só falta decidir qual o melhor dia e hora para celebrar esta semana tão especial.

As atividades são marcadas pela equação Museus (Memória + Criatividade)= Mudança Social e pretendem chamar as pessoas a visitar espaços que embora próximos em termos geográficos, acabam por ficar distantes nas agendas de cada um.

Desta vez não haverá desculpas para deixar de conhecer um museu perto de si!

De segunda a domingo, a escolha pode recair sobre uma recriação de uma aldeia em ponto pequeno junto ao Moinho de Armação Tipo Americano, em Alcabideche; passeios no litoral de Cascais a bordo do antigo Galeão de Sal “Estou para Ver”; circo no Farol Museu de Santa Marta, em Cascais, ou subidas à torre no farol ou no Museu da Música Portuguesa-Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril.

Dia 17, no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, às 21h00, a noite é dedicada ao concerto "Rondó da Carpideira". Espetáculo multidisciplinar de homenagem aos registos etnográficos de Michel Giacometti, baseado nas recolhas etno-musicais feitas em Portugal. Criado pelos músicos Mário Marques (saxofonista), Daniel Bernardes (pianista) e Gonçalo Tarquínio (vídeo e conceção visual). Uma atuação a não perder! Vídeo no youtube do "Rondó da Carpideira"

No Forte São Jorge de Oitavos, todo o dia das 10h00 às 23h00, o  II Mercado de Oitavos. Recriação histórica de um mercado do século XVIII, com artesãos vestidos à época. O visitante embarca numa aventura pirata e passa o dia entre oficinas temáticas e bancas de produtos tradicionais. Teatro “O Patinho Feio”. Dois momentos de teatro: manhã e à noite (11h00 e 21h00). E às 10h00 e às 14h00 no Museu do Mar, a estreia do teatro de luz negra - “A India é já ali…Moço !!!” Na época dos descobrimentos, numa das muitas viagens à India em busca de riquezas, o temível pirata Jeremias entra disfarçado na nau “Vou ali já venho” com intenção de roubar a riqueza trazida daquela viagem. Os visitantes são convidados a assistir à estreia de uma peça de fantoches muito divertida.

O ponto alto da semana é 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. Neste dia o programa é ainda mais desafiante, estendendo-se noite fora, para assinalar também a Noite dos Museus que é marcada por muita animação, o rally-paper “Na Rota da Cultura”, organizado pelo Farol Museu de Santa Marta e pela Casa de Santa Maria, e ainda no Forte São Jorge de Oitavos, às 21h00, uma pela palestra sobre astronomia “Como Conhecer o Céu Noturno”, que consiste numa visita guiada ao céu com o professor Guilherme de Almeida da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores. Divertida promete ser também a palestra no Museu do Mar Rei D. Carlos, às 21h30, “Sexo, Tubarões e Rock and Roll”, sobre o fascinante mundo dos tubarões, através das experiências do jovem biólogo marinho João Correia, no Museu do Mar Rei D. Carlos às 21h30. João Correia, biólogo, traça um perfil do seu percurso académico e empresarial, cobrindo mergulhos com tubarões-limão nas Bahamas, injeções em tubarões-touro no Jardim Zoológico, alimentação subaquática de tubarões-cinzentos no Oceanário, concertos de rock por trás da bateria, venda de vestuário feminino mais ou menos “audacioso”, aulas a jovens estudantes de biologia marinha, captura e transporte internacional de tubarões e outros peixes, e um sentido de moda tremendamente apurado, já desde os seus primeiros dias no Cartaxo…

Dia 19 de maio, o último da Semana dos Museus, será dedicado ao mar, com enfoque especial no Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, onde terá lugar a conferência “O Surf em Portugal”, com um programa extenso das 10H00 às 17H00, que irá abordar temas desde a historia do Surf, a formação, alta competição e os fenómenos como a onda da Nazaré entre muitos outros. Neste dia há ainda curtas-metragens para ver no farol Museu de Santa Marta e visitas ao Marégrafo de Cascais para fazer.

Informações junto da Divisão de Patrimónios Culturais, telefone n.º 21 4815323 ou email dipc@cm-cascais.pt.

Informações adicionais em http://issuu.com/agendacascais/docs/agenda_cascais62_issuu

Programa detalhado da Semana e Noite dos Museus 2013
13 maio