OP Cascais 2015: 40 projetos a votação de 19 de outubro a 22 de novembro

O Orçamento Participativo 2015 do concelho de Cascais vai estar em votação de 19 de outubro até 22 novembro. Durante 35 dias os cascalenses poderão demonstrar a força da cidadania ativa através do voto em 40 projetos em 11 áreas diferentes, incluindo uma proposta imaterial, na área da inovação e conhecimento.
Nesta quinta edição regressa a votação online, aliada aos votos por SMS, sendo que passa a ser obrigatório associar um código de votação a cada voto.

O OP Cascais apresenta a votação um número recorde de 40 projetos (mais 10 do que no ano de lançamento, 2011), cuja implementação dependerá do número de votos conseguidos e do valor de cada projeto. À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Cascais disponibiliza uma verba total de 1.500.000 euros para concretização dos projetos. Desde 2011 o OP Cascais permitiu concretizar 26 obras em diferentes áreas, havendo 5 em curso e 13 em projeto.

Distribuídos por áreas, os projetos que se apresentam a votação incidem maioritariamente na requalificação e reabilitação urbana (7), criação e requalificação de equipamentos culturais, lúdicos e desportivos (6), espaços escolares (5) e verdes (5). Mostrando que, para melhorar não falta criatividade, os cidadãos apresentaram também projetos nas áreas da ação social (4), segurança e proteção civil (4) e requalificação da rede viária (4), alargando os pedidos de intervenção ao turismo, comércio e promoção económica (2), acessibilidades e proteção ambiental (um projeto cada). Pela primeira vez vai a votos uma proposta imaterial, na área da inovação e conhecimento (ver lista completa de projetos a votação).

Este ano, para validar cada voto é obrigatório indicar um código impresso em cartões específicos distribuídos com o “c”, publicação que a Câmara Municipal de Cascais edita mensalmente, mas também distribuído ao público em seis locais diferentes: unidade móvel que percorrerá todas as freguesias do concelho, CascaiShopping (onde estará patente uma exposição com os 40 projetos), Loja Cascais, Loja Cascais Jovem de Parede, Biblioteca S. Domingos de Rana e Jardim Visconde da Luz.

“Esta diversidade prova que os cidadãos de Cascais não só são esclarecidos, como estão determinados a fazer a diferença nas suas comunidades”, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “O OP Cascais tem sido um exemplo para o mundo. No ano passado tornámo-nos um dos mais votados da Europa. Nova Iorque e Maputo vieram beber da nossa experiência e isso enche-nos de orgulho”, acrescenta.

Saliente-se que OP de Cascais atingiu em 2014 um total de 41.005 votos, tornando-se no mais votado de sempre em Portugal e, em termos proporcionais, o mais votado de toda a União Europeia.

“Cascais é um dos modelos participativos mais progressistas e com mais sucesso a que já assisti. [Cascais] é um dos lugares mais importantes do mundo para o OP. Mostra que podemos realmente mudar a cultura de cidadania”, afirma Lex Paulson, um dos responsáveis pela campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos e que agora se dedica ao estudo dos OP no mundo.

Só serão aceites votos entre os dias 19 de outubro e 22 de novembro.