Vem aí o Mercado do Chocolate de Cascais - 2013

De 22 a 24 de fevereiro de 2013, entre as 09h00 e as 19h00, o Mercado da Vila em Cascais recebe o Chocolate em todas as suas formas... venha apreciar esta iguaria.

Tem por base a amêndoa fermentada e torrada do cacau e a forma como hoje é utilizado resulta do aperfeiçoamento realizado ao longo de séculos. Sólido, em barra ou cubos; em pó ou líquido; branco, negro ou com leite; simples ou com frutos secos ou passas de uvas; para consumir ou utilizar como produto de beleza ou matéria-prima para verdadeiras obras de arte, muitas são as potencialidades do chocolate.

Para mostrar tudo isto e muito mais, decorre de 22 a 24 de fevereiro, entre as 9h00 e as 19h00, no Mercado da Vila de Cascais, o “Mercado do Chocolate”, primeiro mercado temático organizado pela Câmara Municipal de Cascais no âmbito de um novo um ciclo que visa garantir novos e variados motivos de interesse para comerciantes e consumidores viverem mais o Mercado da Vila.

O Mercado do Chocolate será um ponto de encontro dos profissionais e amadores da chocolataria e fãs desta iguaria. Para além de degustações de chocolate em todas as suas formas, o mercado será também o local certo para adquirir várias formas de apresentação deste produto, algumas das quais apenas disponíveis em lojas da especialidade.

Associadas ao mercado temático decorrem, em paralelo, atividades de entretenimento para todas as idades, sendo que o programa inclui demonstração de trabalhos ao vivo com chocolate, palestras sobre o seu ciclo de vida, workshops e ainda a apresentação de novas técnicas e inovações da indústria.

12h00 | Demonstração Doces de Chocolate por Aqui Há Gata:
Andreia Varela, Público em geral

15h00 | Workshop de chocolates SIOPA e o Vinho do Porto DOW’S:
Chef Siopa Chocolatier Work e Escanção Teresa Gomes
Preço: 5€ por pessoa, máximo 15 participantes, inscrições por email mercado.chocolate@dnacascais.pt

16h00 | Animação Infantil
Teatro: O Mestre Chocolateiro, pelo Centro de Artes No Mundo da Lua

17h00 | Workshop de chocolates SIOPA e o Vinho do Porto DOW’S:
Chef Siopa Chocolatier Work e Escanção Teresa Gomes
Preço: 5€ por pessoa
Máximo 15 participantes
Inscrições por email mercado.chocolate@dnacascais.pt

11h00 | Animação Infantil:
Teatro: O Mestre Chocolateiro, pelo Centro de Artes No Mundo da Lua

12h00 | Demonstração de Chocolate:
Chef Siopa Chocolatier Work
Público em geral

15h00 | Workshop de chocolates SIOPA e o Vinho Tinto ARUNDEL Petit de Joaquim Arnaud:
Chef Francisco Siopa Chocolatier e o Escanção Joao Chambel
The Court of Master Sommeliers

16h00 | Animação Infantil:
Teatro: O Mestre Chocolateiro, pelo Centro de Artes No Mundo da Lua

17h00 | Demonstração Doces de Chocolate por Aqui Há Gata:
Andreia Varela, público em geral

Sobre a origem do chocolate | Remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. Entra na Europa na Época dos Descobrimentos onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. De bebida amarga, passou a iguaria doce e requintada, mas, durante muito tempo foi apenas consumida por um estrato mais abastado da população. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, a vulgarização tornou-se inevitável e hoje o chocolate é consumido de uma forma generalizada pela população, seja puro, ou como ingrediente de alimentos como bolos, mousses, sorvetes e outros doces, variando sobretudo a percentagem de cacau. Atualmente a sua utilização foi alargada a tratamentos de saúde e beleza. Produzido em climas tropicais húmidos, o cacau é hoje produzido em maior quantidade na África Ocidental.

Entidades presentes