Mestrado em Estudos Regionais e Autárquicos

O Mestrado em "Cultura e Formação Autárquica" foi criado em 1998, ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), o Instituto de Cultura e Estudos Sociais (ICES) e a Câmara Municipal de Cascais. Em 2010, a designação e o plano de estudos do mestrado foram reformulados.

O plano de estudos, organizado em dois percursos -  "História e Gestão do Património" e "História e Identidades Regionais" - contempla diversas ciências humanas, conjugando matérias e perspetivas que não se encontram reunidas noutros cursos e graus de ensino, na Faculdade de Letras de Lisboa e noutras instituições de ensino superior.

O curso destina-se a todos os interessados em aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1.º ciclo e corresponder às necessidades nacionais de preparação de profissionais aptos em áreas tão relevantes como a investigação científica, inventariação, estudo e preservação dos patrimónios regionais e locais, dinamização de indústrias ligadas ao turismo cultural ou estudo de adequadas políticas culturais tão necessárias a um desenvolvimento regional harmonioso e integrado.

Entre os mestrandos, tem havido uma forte representação do universo autárquico com formação e competências multifacetadas, desde vereadores a técnicos superiores de várias áreas, oriundos de diversos pontos do país: Lisboa, Cascais, Oeiras, Loulé, Ourém, Penalva do Castelo, Figueira da Foz, Viseu, Monforte, Caldas da Rainha e Coimbra.

As inscrições para o próximo ano letivo estão abertas até 7 de setembro.

Consulte o programa.

Diretor
Sérgio Campos Matos

Sérgio Campos Matos - scmatos@netcabo.pt
Fernando Grilo - fjorgegrilo@gmail.com

Secretaria da Faculdade de Letras de Lisboa - Tel.: 217920000

Locais de funcionamento
Instituto de Cultura e Estudos Sociais
Travessa da Conceição, n.º 6 - Cascais (junto à estação da CP)^
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade

6ª feira das 9h às 13h00 e das 14h às 18h00
Sábado das 9h30 às 13h00

Número de vagas

Propina semestral
600 euros

Até à presente data foram já editadas as seguintes teses:

> Luís Manuel de Sousa Peixeira, Da Mestiçagem à Caboverdianidade - Registos de uma Sóciocultura, 2002 - Tese orientada pela Prof.ª Doutora Teresa Alves, FLUL;
> André Carneiro, Povoamento romano no actual concelho de fronteira, Novembro de 2002 - Tese orientada pela Prof.ª Doutora Teresa Alves e pelo Prof. Doutor Carlos Fabião;
> Sara Cristina Silva, A Pintura Sacra dos Séculos XVII e XVIII no concelho de Oeiras, 1 de Abril de 2003 - Tese orientada pelo Prof. Doutor Vítor Serrão - FLUL;
> Ana Lobão, As Elites e o Poder Local em Serpa - Do Antigo Regime ao Liberalismo : 1790-1842 - 10 de Janeiro de 2007 - Tese orientada pelo Prof. Doutor Nuno Gonçalo Monteiro. Edição: Colibri e C.M. Cascais, 2009.