Concurso UNESCO “Terra e Vida”: conheça os projetos vencedores

São já conhecidos os vencedores do concurso escolar UNESCO “Terra e Vida”, promovido pela Câmara Municipal de Cascais e Comissão Nacional da UNESCO no âmbito do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental de Cascais para o ano 2013-14. O júri decidiu-se pelos trabalhos da E.B.1/J.I. Rómulo de Carvalho (1.º ciclo), E.B. 2/3 e Ensino Secundário Frei Gonçalo de Azevedo (2.º ciclo), E.B. 2/3 da Galiza (3.º ciclo) e Escola Secundária da Cidadela (ensino secundário). O desafio foi aceite por 115 alunos de seis escolas do concelho que apresentaram 23 trabalhos.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu hoje, dia 29 de abril, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro do Estoril, às 16h00.

Os trabalhos do concurso estarão em exposição nesse mesmo local até 25 de maio, de terça a domingo, entre as 9h00 e as 17h00.

Projetos vencedores:

• Categoria 1.º Ciclo - Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância Rómulo de Carvalho, com o cartaz “Os exploradores da Terra”, de cinco alunos da turma 3.ºI;
• Categoria 2.º Ciclo – Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo e Ensino Secundário Frei Gonçalo de Azevedo, com o filme “Um olhar à vida - Em busca da água perdida”, dos alunos do 6.ºA e um aluno do 6.ºC;
• Categoria 3.º Ciclo – Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo da Galiza, com a maqueta “Planeta Sustentável”, do grupo de alunas do 8.ºA;
• Categoria Secundário – Escola Secundária da Cidadela, com a maqueta “Água que nos Une”, dos alunos do Clube da Terra Verde.

Tendo decorrido em simultâneo nos municípios de Cascais e Torres Vedras, o concurso teve como objetivo sensibilizar alunos e professores para as questões da “Terra e Vida” no âmbito da competição internacional “A Água que nos Une”, que conta com a participação de escolas de diversos municípios portugueses e escolas de países lusófonos, como Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe ou Brasil. A iniciativa insere-se nas celebrações da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014, da Década da Biodiversidade 2011-2020 e da Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida” 2005-2015.

Além de incentivar a criação de materiais de comunicação (cartazes, maquetas e filmes) como instrumentos cívicos para discussão de temas relevantes para a comunidade escolar, o concurso promoveu um relacionamento saudável entre a escola e a comunidade envolvente, apelando a um espírito crítico e imaginativo. Ao produzir os trabalhos, os alunos puderam aprofundar o conhecimento das temáticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade e a água, refletindo sobre a responsabilidade individual e coletiva no que toca à preservação ambiental. O facto de o concurso decorrer em meio escolar contribuiu ainda para incentivar a exploração das matérias ambientais em causa, em articulação com os currículos escolares.

Os alunos vencedores irão receber kits de materiais lúdico-pedagógicos e os respetivos estabelecimentos de ensino serão premiados com material didático para enriquecer as suas bibliotecas ou laboratórios. Todos os alunos vencedores, dos concelhos de Cascais e de Torres Vedras, participarão numa visita de intercâmbio ao Parque Verde da Várzea.