Mick Fanning vence o Moche Rip Curl Pro Portugal e entra na corrida pelo título | Jordy Smith arrecada Cascais Trophy em Peniche

Terminou a 23 de outubro, em Peniche, o Moche Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do circuito mundial masculino (WCT). Uma prova com muitas emoções à mistura em que Mick Fanning, número dois do ranking mundial, surpreendeu tudo e todos sagrando-se campeão. Este foi o último grande evento de um conjunto de quatro realizados em território nacional com o apoio das Câmaras Municipais de Cascais, Peniche e Ribeira Grande (Açores) para colocar Portugal na rota dos grandes eventos de surf com a presença da elite mundial da modalidade.
Fotografia: Pedro Mestre

Com praia cheia e o público ao rubro, a vitória do WCT em terras lusas foi para Mick Fanning repetindo o feito de 2009. O surfista australiano somou em Portugal a sua terceira vitória dentro do circuito e ascendeu à posição no ranking mundial juntando-se a Gabriel Medina (BRA) e Kelly Slater (EUA) na corrida pelo título de Campeão Mundial de Surf. O brasileiro e o americano foram eliminados na terceira ronda da etapa portuguesa, deixando tudo por decidir na última etapa, o Billabong Pipe Masters, a decorrer no Havaii, com um período de espera de 8 a 20 de dezembro.

A praia de Supertubos, em Peniche, foi ainda o palco para a entrega, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, do Prémio Cascais Trophy, que coube a Jordy Smith, surfista sul-africano de 26 anos. A vitória na meia-final sobre John John Florence (HAW) somada aos resultados obtidos nas três provas da ASP realizadas em Portugal (Prime dos Açores, Prime de Cascais e o WCT de Peniche) deu a Smith a vitória no Portuguese Waves Series – Cascais Trophy um prémio extra de 50 mil dólares. “É incrível ganhar o Cascais Trophy e os 50.000 dólares”, afirmou Jordy, que deixou escapar para Mick Fanning a vitória da etapa.
“Irei voltar definitivamente no próximo ano”, prometeu, revelando-se “muito feliz e entusiasmado. Gosto muito deste sítio, das ondas, das pessoas. Adoro Portugal. É mesmo um local fantástico e vou sempre gostar de surfar aqui”, rematou Jordy Smith.

Portugueses em prova

Tiago (Saca) Pires, surfista da Ericeira e o único português a correr no circuito mundial, terminou em 25º lugar em Peniche e encontra-se neste momento na 28ª posição do ranking mundial. O surfista da Ericeira perdeu na segunda ronda frente a Kai Otton (vencedor da prova em 2013) com um total de 6.90 para 12.50.

Nic Von Rupp, vencedor do Moche Trials na Praia dos Supertubos, etapa que lhe deu acesso à competição no Moche Rip Curl Pro Portugal 2014, demonstrou em prova ser mereceredor do lugar junto aos melhores do mundo. O surfista da Praia Grande enfrentou sem êxito Kelly Slater e Matt Wilkinson na primeira ronda, mas só foi eliminado na segunda ronda frente a John John Florence.