CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Amour Fou, de Jessica Hausner vence Lisbon & Estoril MEO Film Festival 2014

“Amour Fou”, de Jessica Hausner, comédia romântica livremente baseada no suicídio do poeta Heinrich von Kleist, em 1811, em Berlim, no período do romantismo como o melhor filme é o grande vencedor da oitava edição do Lisbon & Estoril MEO Film Festival, festival organizado por Paulo Branco, com o apoio das Câmaras Municipais de Cascais e Lisboa e que decorreu de 7 a 16 de novembro.
Foto: Jessica Hausner, realizadora / IAN LANGSDON/EPA
 
Encerrado a 16 de novembro, o Lisbon & Estoril MEO Film Festival 2014 contou, nesta sua oitava edição, com uma das maiores presenças de sempre de convidados internacionais e nacionais, como Wes Anderson, Laurie Anderson, Abel Ferrara, Willem Dafoe, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Benoît Jacquot, John Malkovich, Maria de Medeiros, Philipe Garrel, Jean-Michel Alberola, Tariq Teguia, Gonzalo Garcia Pelayo, Kleber Mendonça Filho, Adriano Aprà, Andrezj Zulawski, Michel Sturminger, Arto Lindsay, Cédric Villani, entre muitos outros.
 
A decisão do júri foi revelada ao início da noite, sendo que o júri desta edição do Lisbon & Estoril MEO Film Festival, composto por Nan Goldin (fotógrafa norte-americana), Dimítris Dimitriádis (escritor grego), Dorota Maslowska (escritora e jornalista polaca), Philippe Parreno (artista e realizador francês) e Francisco Tropa (artista português), considerou “Amour Fou”, de Jessica Hausner, comédia romântica livremente baseada no suicídio do poeta Heinrich von Kleist, em 1811, em Berlim, no período do romantismo como o melhor filme.
 
Homenageando o antigo diretor da Cinemateca Portuguesa, o Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa foi atribuído a “Phoenix”, do alemão Christian Petzold, centrado em Nelly Lenz, uma sobrevivente de um campo de concentração que ficou seriamente desfigurada e é levada para Berlim por Lene Winter, da Agência Judaica. 
 
“Heaven Knows What”, conquistou o Prémio Revelação nesta edição do LEFFEST. Obra dos norte-americanos Joshua e Bem Safdie, o filme baseia-se na história de vida de Arielle Holmes, contada em livro, uma jovem heroinómana que, até há um ano, vivia nas ruas de Nova Iorque.
 
A atriz sueca, criada em Espanha, Ingrid García Jonsson, venceu o Prémio de Melhor Atriz com o papel desempenhado em “Hermosa Juventud”, do catalão Jaime Rosales.
 
O prémio Cineuropa foi para “Angels of Revolution”, do russo Aleksei Fedorchenko.
 
Com Peter Handke, Dulce Maria Cardoso e a figurinista Birgit Hutter no papel de júri, o Prémio Meo, que distingue o trabalho dos alunos das Escolas Europeias de Cinema, foi atribuído ex-aequo a “Para pero Sigue”, de Lud Monaco, da Escuela de Cine Barcelona, Espanha, e a “Paul e Virginie”, de Paul Cartron, do Institut des Arts de Diffusion, Bélgica. Nesta categoria foram ainda atribuídas Menções Honrosas a “Poço das Almas”, de Filipa Pinto, da Escola Superior de Teatro e Cinema, a “Saba”, de Sara Santos, da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, e a “Do Outro Lado”, de Artur Maurício, da ETIC – produções de alunos de escolas portuguesas.  
 
Os grandes homenageados desta edição foram John Malkovich e Maria de Medeiros, num festival que abriu debruçado sobre a moda e o teatro e fechou com o simpósio “Ficção e realidade: para além do Big Brother”, com a participação do juiz Baltasar Garzón e de Juan Luís Cebrian entre outras personalidades. Julien Assange, fundador do WikiLeaks, participou via skype respondendo a questões e interpelando os presnetes. Polémico como não podia deixar de ser, Julien Assange deixou no ar uma questão incontornável: “se não têm nada para esconder o que estão a fazer aqui no mundo?”
 
Finalizando com um concerto de Arto Linday & Band, a edição deste ano do Lisbon & Estoril MEO Film Festival decorreu de 7 a 16 de novembro. 
 
 
Prémios Lisbon & Estoril MEO Film Festival 2014
Prémio Melhor Filme Jaeger-LeCoultre
Amour Fou, de Jessica Hausner
Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa
Phoenix, de Christian Petzold
Prémio Revelação TAP
Heaven Knows What, de Joshua e Ben Safdie
Prémio Melhor Actriz Nespresso
Ingrid García Johnsson (Hermosa Juventud)
 
 
 
O júri do Prémio MEO, que premeia o trabalho dos alunos das Escolas de Cinema Europeias e que este ano foi composto por Peter Handke, Birgit Hutter e Dulce Maria Cardoso, selecciou em ex-aequo os seguintes filmes:
 
 
Para pero Sigue, de Lud Monaco (Escuela de Cine Barcelona - Espanha)
Paul e Virginie, de Paul Cartron (Institut des Arts de Diffusion – Bélgica)
 
Nesta categoria foram ainda atribuídas as seguintes Menções Honrosas:
Poço das Almas, de Filipa Pinto (Escola Superior de Teatro e Cinema - Portugal)
Saba, de Sara Santos (Escola Superior de Tecnologia de Abrantes - Portugal)
Do Outro Lado, de Artur Maurício (ETIC - Portugal)
 
O prémio CINEUROPA foi entregue a:
Angels of Revolution, de Aleksej Fedorchenko
 
 
 
 
 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0