Farol Museu de Santa Marta assinala 8 anos de abertura ao público com atividades gratuitas

Uma visita ao Farol Museu de Santa Marta para desfrutar da vista noturna sobre a barra do Tejo, com subida à torre na companhia do faroleiro e um concerto do “Cícero Lee quarteto” são algumas das iniciativas que no sábado dia 25 de julho, assinalam as comemorações do 8º aniversário do Farol Museu de Santa Marta.
Atividades gratuitas nos dias 25, 26 e 27 de julho

Também neste dia, entre as 9h00 e as 13h00, a Camara Municipal de Cascais promove uma visita guiada ao Farol do Cabo Espichel para dar a conhecer a história dos faróis portugueses aos participantes. (inscrições - fmsm@cm-cascais.pt /21 4815328).

No domingo, 26 de julho, as atividades são especialmente dirigidas aos mais pequenos, com ateliês, jogos e histórias.

Desde a sua abertura em 2007, o Farol Museu de Santa Marta recebeu distinções - na área do turismo, como a menção honrosa atribuída na categoria “Cidade” no âmbito da 3.ª edição do Prémio Turismo Portugal, bem como na área da arquitetura, a seleção do projeto para inclusão no restrito grupo de propostas finalistas do prémio FAD 2008, Fomento das Artes Decorativas para obras edificadas em Portugal e Espanha. E este ano volta a ser distinguido pelo TripAdviser, o maior site de viagens do mundo com 340 milhões de utilizadores mensais, atribuiu o Certificado de Excelência – 2015 ao Farol Museu de Santa Marta.

A certificação atribuída resulta das avaliações dos visitantes deste espaço cultural que anualmente tem ultrapassado os 40 mil, o que comprova a singular qualidade patrimonial, arquitetónica e paisagística deste espaço museológico que resultou de uma parceria entre a Marinha e a Câmara Municipal de Cascais que recebe anualmente mais de 40 mil visitantes, portugueses, mas sobretudo estrangeiros.

Programa dia 25 (sábado)
Visita ao Farol do Cabo Espichel
Inaugurado em 1790, a luz do farol foi assegurada por 17 candeeiros de azeite até 1865, recebendo no ano seguinte o seu primeiro sinal sonoro, um sino acoplado a um mecanismo de relojoaria que era ativado aquando da presença de nevoeiro. Atualmente, o farol funciona a energia elétrica, apresentando um alcance luminoso de 48km aproximadamente.
Aproveite esta oportunidade para visitar o edifício oitocentista, aprender como funcionam os faróis e conhecer os homens que fazem destas estruturas, o seu local de trabalho e a sua casa.
Requer inscrição -  fmsm@cm-cascais.pt /21 4815328

Abertura noturna do Farol e do Museu
Venha desfrutar da vista noturna sobre a barra do Tejo, contemplar as incríveis lentes dos faróis expostas numa das salas do museu, e subir até ao cimo da torre do farol na companhia  do faroleiro.

Atuação ao vivo do “Cícero Lee quarteto”
Lançado em 2013, o álbum “Ventos” é o primeiro registo em nome próprio do baixista Cícero Lee, que reflete neste trabalho o seu percurso musical, percorrido maioritariamente na área do Jazz e da World Music. Ao vivo, “Ventos”, tem-se apresentado em Portugal e noutros países europeus em quarteto, com músicos notáveis, em que se incluem nomes como João Frade, Tiago Oliveira, José Salgueiro, Louis Portal, entre outros. Neste concerto, Cícero Lee, no baixo elétrico, será acompanhado por Tiago Oliveira na guitarra, José Salgueiro na bateria e João Frade no acordeão.

Dia 26 (domingo)
Ateliers: Barcos à vela I O meu farol
Põe a tua criatividade à prova e passo a passo constrói um barco personalizado e um farol original para que consigas encontrar sempre o caminho mais seguro!
Animação: Conta-me histórias, pelo “Salto no escuro”
Histórias contadas a partir de objetos para miúdos e graúdos.
Jogo: À pesca no farol
Para que seja uma boa pescaria, não basta teres o isco certo, também tens de saber a resposta correta! Boa sorte!
Não requer inscrição I Gratuito

Subida à torre do farol
Não se realiza mediante condições climatéricas adversas.
A última visita tem lugar 15 minutos antes do encerramento da torre.
Não requer inscrição I Gratuito

Dia 27 (2ª feira)
Abertura do Museu a título excecional em dia de descanso.

Informações e inscrições: fmsm@cm-cascais.pt /214 815 328/9
Organização: Câmara Municipal de Cascais | Direção de Faróis