31º Troféu de Atletismo de Cascais arrancou com a Corrida da Padroeira

O histórico Troféu tem vindo a registar cada vez mais participantes

A Freguesia de S. Domingos de Rana deu o pontapé de saída para a 31ª edição do Troféu de Atletismo, com a Corrida da Padroeira, que teve lugar na Abóboda nesta sexta-feira. Este evento desportivo, organizado pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com o NAZA - Núcleo de Atletismo da Zona da Abóboda, marcou o início de uma série de provas que prometem não apenas testar a resistência dos participantes, mas também celebrar o desenvolvimento contínuo do atletismo na região.

“ Este é um Troféu com muita tradição em Cascais que, essencialmente, promove a atividade física e o Atletismo no concelho”, referiu Francisco Kreye, vereador da CM de Cascais, destacando “o aumento na ordem dos 30% nas inscrições o que demonstra o bom trabalho que estamos a fazer na divulgação e na promoção deste histórico Troféu”.

O Troféu de Atletismo tem, assim, desempenhado um papel fundamental no fomento e promoção da prática regular do atletismo em Cascais. Desde a sua criação, tem sido um catalisador para a formação de núcleos dedicados à modalidade, impulsionando atletas e fortalecendo núcleos já existentes. O objetivo principal é consolidar o desenvolvimento do atletismo no concelho, proporcionando oportunidades de competição e estimulando o gosto pela prática desportiva.

Uma característica marcante do Troféu é o apoio ativo ao funcionamento dos Núcleos de Atletismo do Concelho. A iniciativa visa uniformizar as atividades e o apoio da Autarquia aos Agentes Desportivos envolvidos, garantindo uma abordagem coesa e abrangente ao desenvolvimento da modalidade.

O Troféu de Atletismo reúne a maioria das provas de corrida de estrada e corta-mato realizadas em Cascais, promovidas por clubes e juntas de freguesia. A participação aberta em todas as provas e corridas reflete o compromisso em envolver a comunidade local, proporcionando oportunidades inclusivas para os entusiastas do atletismo.

A Câmara Municipal de Cascais desempenha um papel fundamental no sucesso do Troféu, concedendo aos organizadores apoios técnicos, logísticos e financeiros. A elaboração das classificações finais, tanto individuais quanto coletivas, é realizada pela Autarquia, destacando o compromisso em garantir a justiça e a transparência nas competições.

É importante destacar que, embora todas as provas sejam abertas à participação, os prémios e classificações individuais e coletivas são exclusivos para atletas pertencentes a clubes e escolas do Concelho, incentivando a representação local e a competitividade saudável.

O arranque com a Corrida da Padroeira é apenas o primeiro passo de uma jornada emocionante de provas de atletismo que irão decorrer ao longo do Troféu de Atletismo de Cascais. Que esta edição promova não apenas a competição, mas também a camaradagem, o espírito desportivo e o amor pela prática do atletismo em Cascais.

Saiba mais sobre o calendário de provas e as classificações do 31º Troféu de Atletismo de Cascais aqui.