Ação de fogo controlado na Encosta da Peninha

A Câmara Municipal de Cascais, realizou a queima de duas pequenas áreas da Serra, na Encosta da Peninha, através da técnica de fogo controlado. Conduzida pelo Gabinete Técnico Florestal do Serviço Municipal de Proteção Civil, a ação visou reduzir o combustível vegetal através de um método natural e eficaz de prevenção de incêndios. A iniciativa contou com a parceria das corporações de Bombeiros Voluntários do concelho.

Prevista no âmbito do “Plano de Fogo controlado 2013/2017 – Município de Cascais” e condicionada pelas condições meteorológicas, a ação dividiu-se em duas parcelas, localizadas na Encosta da Peninha, Malveira da Serra, ambas na Freguesia de Alcabideche. O decurso das operações foi acompanhado pela corporações de Bombeiros Voluntários do concelho,  garantindo as inerentes condições de segurança.

Realizada em anos anteriores com resultados muito positivos que se traduziram numa eficaz prevenção de incêndios numa zona de acesso difícil, esta ação ajuda a reduzir a vegetação espontânea em parcelas pré-definidas. Mitiga-se, assim, caso venham a ocorrer ignições nesta zona, a perigosidade dos incêndios florestais no verão, em particular na designada época crítica ou época especial de incêndios.

O fogo controlado é uma técnica ancestral que não prejudica o meio ambiente, fauna, flora ou solos. As parcelas a intervencionar são devidamente preparadas com a instalação de faixas de proteção para que toda a operação decorra com a segurança necessária.