CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações

A Câmara Municipal de Cascais apresenta dia 2 de Março, às 10h00, no Centro Cultural de Cascais o programa do município para o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. No âmbito deste programa, destaca-se o lançamento da Linha Sénior Cascais, um novo serviço da Câmara Municipal de Cascais em parceria com o Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos: um atendimento telefónico especializado para prestar apoio sobre questões relacionadas com a idade sénior.

Além da apresentação das diversas atividades que, em Cascais, irão assinalar o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações (AEEASG), tal como declarado pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia, a sessão de dia 2 de março será marcada pelos testemunhos na primeira pessoa de um munícipe sénior de Cascais e de três jovens estudantes da Escola Ibn Mucana (Alcabideche) envolvidos num dos projetos intergeracionais desenvolvidos no concelho destinados a proporcionar um envelhecimento ativo à população.


Neste dia ficará disponível a Linha Sénior Cascais, um serviço de atendimento telefónico através do qual se podem obter informações sobre as mais variadas temáticas relacionadas com a faixa etária sénior: abandono, solidão, violência doméstica, ação social, serviços, projetos e equipamentos existentes, habitação, isolamento, lazer, legislação, obrigações familiares, respostas sociais, etc.


Este novo serviço junta-se à ampla oferta já existente no concelho de Cascais nos domínios do envelhecimento e da velhice, através de centros de convívio, apoio alimentar, lares para idosos, serviço da oficina social, teleassistência, ajudas técnicas, centros de dia e projetos ao como o Avós n@ net e Academia Móvel (formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação), Seniores em Movimento (exercício físico), e outros – da responsabilidade da autarquia e organizações não-governamentais. A Câmara Municipal de Cascais prepara-se também para traçar o seu plano de atuação, com base nos pilares do envelhecimento ativo: “participação, saúde e segurança”.


Na sessão estarão presentes Mariana Ribeiro Ferreira, presidente do Instituto da Segurança Social, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e Frederico Pinho de Almeida, vereador da Habitação e Ação Social na Câmara Municipal de Cascais.


Sobre o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações | Refere resolução do Conselho de Ministros, de dezembro, que alinha Portugal com os objetivos do AEEASG, que com esta escolha pretende-se “convocar valores europeus como a solidariedade, a não discriminação, a independência, a participação, a dignidade, os cuidados e a autorrealização das pessoas idosas, concorrendo para o desenvolvimento harmonioso das sociedades europeias”. Em paralelo, 2012 é a oportunidade para “refletir sobre os efeitos do envelhecimento demográfico e sensibilizar os decisores políticos” a vários níveis. Entre os objetivos gerais do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre as Gerações se contam a sensibilização e informação da opinião pública para o valor do envelhecimento ativo; identificação e divulgação de boas práticas e combate dos estereótipos relacionados com a idade, em especial no que respeita à empregabilidade; participação cívica; entre outros.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0