Está aqui

Bedeteca José de Matos-Cruz inaugurada em São Domingos de Rana

Localizada na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, a Bedeteca recebeu o nome de José de Matos-Cruz. Ilustre munícipe, apreciador, teórico e profundo conhecedor de Banda Desenhada, tem sido pelas suas mãos que este tipo de obra literária tem vindo a ganhar dimensão nesta biblioteca.

A ideia da criação de uma Bedeteca na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana surge da firme convicção que a Banda Desenhada - afirmando-se progressivamente como género literário específico, autêntica literatura gráfica - contribui para a promoção do livro e da leitura junto de todos os públicos.
 
Numa primeira etapa, concentrou-se o essencial da coleção já existente na Rede de Bibliotecas Municipais de Cascais, não só de Banda Desenhada, mas também de outras publicações que se debruçam sobre este género literário, alargando-se o âmbito para o cartoon, a ilustração, entre outros tipos de criação gráfica. É com este conjunto de obras que se inicia a implantação da Bedeteca numa área central da Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana: o átrio.
 
Em 2015, a Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana foi significativamente enriquecida com documentos doados por José de Matos-Cruz, apreciador e profundo conhecedor de Banda Desenhada, potenciando o trabalho que vinha a ser desenvolvido, desde 2013, pelas Bibliotecas Municipais de Cascais.
 

 

 

 

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais