CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais assinala Dia Nacional do Mar com atividades para todos

O Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, foi marcado em Cascais pelo lançamento nacional dos Centros de Formação Desportiva (CFD). Neste dia decorreram também visitas ao Farol Museu de Santa Marta e foi inaugurada, às 16h00, no Museu do Mar - Rei D. Carlos, a exposição "O Mar", de Torga e Almada.

Neste Dia Nacional do Mar Cascais o concelho foi o local escolhido para a assinatura de protocolos entre o Ministério da Educação e da Ciência (MEC) e os diretores de Agrupamentos de Escolas responsáveis pelo funcionamento de 13 Centros de Formação Desportiva espalhados pelo país. Estes centros são, na sua maioria (11) voltados para as atividades náuticas, sendo que Cascais é o único concelho a nível nacional a ter dois centros de formação desportiva náuticos a funcionar:
• Centro de Formação Desportiva de Vela, na Escola de Atividades Naúticas e no Clube Naval de Cascais, cujo funcionamento é da responsabilidade do Agrupamento de Escolas de Carcavelos;
• Centro de Formação Desportiva de Surf, na praia de S. Pedro do Estoril, que funciona no Centro de Surf de S. Pedro (casa do Surfing Club de Portugal) e tem a gestão do Agrupamento Ibn Mucana (Alcabideche).


Uma aposta que espelha o posicionamento estratégico municipal, apoiando o Ministério da Educação e da Ciência no desenvolvimento da educação desportiva ligada ao mar e que proporciona, ao longo do ano atividades gratuitas a meio milhar de alunos das escolas públicas e privadas concelho, nas modalidades de Vela, Canoagem, Surf e Bodyboard, o que constitui uma situação exemplar no país. Além disso, estes centros recebem ao longo do ano várias turmas para ações de sensibilização e iniciação às modalidades náuticas. 


Em Cascais, as comemorações do Dia Nacional do Mar estiveram abertas a toda a população que pode acompanhar diversos momentos do programa promovido para assinalar o dia.


Miúdos e graúdos foram convidados a subir ao Farol de Santa Marta e a assistir à exibição de curtas de animação cujas histórias têm o mar como pano de fundo. “Curtas salgadas”.


Às 16h00, no Museu do Mar – Rei D. Carlos foi inaugurada a exposição "O Mar", de Torga e Almada, que conta com a colaboração do Teatro Experimental de Cascais e na qual são exibidos a maquete para teatro e os desenhos do guarda-roupa assinados por Almada Negreiros. Às 16h30, no Clube Naval de Cascais, há “Conversas a bordo do Navio-Escola Sagres”, conduzidas pelo antigo comandante da NRP Sagres, Comandante António Maya Dias Pinheiro.  


Sobre o Dia Nacional do Mar | Em 16 de Novembro de 1994 entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional. Em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0