Cascais combate solidão e info-exclusão

Os motivos são diversos - aprender, reciclar conhecimentos, enviar mensagens de correio electrónico para os netos ou filhos, conhecer novos mundos e culturas - e os alunos já são crescidos. É o Programa “Avós na Net”, iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e da Alcatel-Lucent, que deu, no ano de 2011, os primeiros passos fora das instituições com acções de formação nas bibliotecas municipais.

Dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais e pela Alcatel-Lucent no âmbito da sua política de responsabilidade social, o Programa Avós na Net remonta a 2005, altura em que a empresa abriu portas a aulas de informática para maiores de 65 anos. De então para cá já se realizaram aulas em salas cedidas pelas Juntas de Freguesia e Centros de Dia e agora é a vez das Bibliotecas Municipais, onde o espaço e equipamento convidam a prolongar este projecto por muito tempo. No ano de 2011,  findas as acções programadas, o número de pessoas a beneficiar de formação em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) vai ultrapassar o meio milhar.

De um modo geral, o Programa “Avós na Net” pretende sensibilizar a população idosa para a utilidade das TIC e ajudar a combater a solidão e a info-exclusão. "É uma forma de mantermos a população mais experiente activa e interessada", considera Mariana Ribeiro Ferreira, Vereadora da Acção Social e do Voluntariado. "Especialmente no ano em que comemoramos o Ano Europeu do Voluntariado e da Cidadania Activa, programas como este têm de ser enaltecidos pela sua mais-valia, mas também por proporcionarem à população novas formas de participar activamente no mundo que as rodeia e onde são tão importantes.

As aulas são dadas de forma simples, visando dar bases para o acesso a meios adicionais de comunicação, como a Internet, os canais de conversação, o correio electrónico e as redes sociais (facebook, twitter, myspace, entre outras). Mas, para alguns, esta é também uma oportunidade para recordar conhecimentos em desuso pela reforma. Foi o que aconteceu a Viriato Abreu, de 68 anos: “esta é uma maneira de avivar conhecimentos que estavam esquecidos e aprender outras coisas, pois os tempos vão evoluindo”.
Numa mescla de motivação, aprendizagem e alegria, as 45 acções de formação do Avós na Net já realizadas, num total de 180 dias, apresentam um balanço muito positivo, motivo mais que suficiente para que o programa continue.

Para Rosa Branco, 67 anos residente na Parede, que terminou na passada semana quatro dias de formação na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, “esta é uma oportunidade para adquirir mais conhecimentos e conhecer novos mundos e culturas”. E exibe com orgulho o domínio das TIC ao abrir uma página de Internet. As três colegas de carteira de Rosa, todas senhoras, têm ainda dúvidas, mas isso não esmorece a grande animação com que frequentam o programa.

Responsabilidade Social e muito voluntariado
Entre os formadores TIC, Camões Vieira, Director de Comunicação da Alcatel-Lucent, vestiu a pele de voluntário na acção que terminou dia 18 de Maio na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana. Fora do gabinete, o comunicador vê nesta iniciativa uma oportunidade para abrir muitas portas: “este projecto surgiu da necessidade da Alcatel-Lucent, no âmbito da sua responsabilidade social, dar ferramentas aos “avós”. “É uma experiência muito interessante, quanto mais não seja pelo contacto com um grupo de pessoas que está com muita vontade de aprender”, afirma. E a dedicação pessoal também conta: “a possibilidade de nós podermos ser formadores voluntários também nos motiva”, conclui.

“Ainda me lembro da primeira acção, nas nossas instalações antigas. E evoluímos muito, pois esta Biblioteca (de S. Domingos de Rana) tem condições fantásticas para os formandos aprenderem e usarem os computadores fora do âmbito da formação”, atesta Camões Vieira.