CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais: concelho mais acessível para todos

Decorrem a bom ritmo as “pequenas grandes obras” que anulam barreiras à mobilidade dos cidadãos no concelho de Cascais. Parte de um vasto plano de “Acessibilidade para Todos”, que tem como objetivo anular décadas de erros de planeamento e intervenção no espaço público que ainda hoje têm custos e criam dificuldades à mobilidade dos cidadãos, a Câmara de Cascais tem vindo a levar a cabo um conjunto de intervenções no espaço público.
Os números são reveladores: foram intervencionadas 126 passadeiras nas artérias do concelho; em colaboração com a REFER, criados projetos de acessibilidade para todos os cidadãos nas estações da CP; cinco praias do concelho, devidamente certificadas, são neste momento consideradas “Praias Acessíveis”; em coordenação com os departamentos municipais competentes, o Gabinete de Mobilidade do Peão elaborou planos de acessibilidades em ruas que sofreram intervenção municipal. 
 
“Cascais é um concelho de todos e para todos, feito pelas pessoas e para as pessoas. É nosso dever criar condições para que todos os constrangimentos à liberdade de circulação dos cidadãos sejam anulados”, salienta Carlos Carreiras, presidente da Câmara que, em 2011, criou o primeiro pelouro das acessibilidades na Câmara de Cascais. “Os cidadãos portadores de deficiência, os cidadãos com mobilidade reduzida, as crianças e os idosos, enfrentam diariamente barreiras à sua circulação que não são admissíveis. São todas barreiras que queremos e vamos derrubar com uma série de pequenas obras que fazem uma grande diferença”, conclui o Presidente da Câmara.
 
A rua Feliciano Moreira, em Rana, o Largo Manuel Correia, em Caparide, ou o percurso Pedonal da estação da CP ao Centro de Saúde de São João do Estoril, são apenas três exemplos das intervenções que promoveram a acessibilidade para todos no concelho. 
 
A luta por um concelho acessível não se ganha de um dia para o outro. E por isso, a Câmara de Cascais continuará a investir em muitos projetos para o futuro: “Pequenos projetos para grandes obras, grandes obras com pequenos projetos”, como salienta o coordenador do Gabinete do Peão, Pedro Lopes de Mendonça. 
 
Os edifícios municipais e as redes de percursos pedonais acessíveis são os próximos alvos deste ambicioso plano de levar a mobilidade a todos e cada um dos cidadãos. 

Sugerimos também

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0