Cascais desafia todos a brincar | Dia Mundial do Brincar | 28 de maio

“Já brincaram hoje?” Este é o mote para o Dia Mundial do Brincar que se assinala a 28 de maio e Cascais não fica de fora. O desafio para este dia, partilhado com o Instituto de Apoio à Criança, é para que todos parem de trabalhar por uns minutos a partir das 15h00. Com diversas iniciativas as ludotecas do concelho convidam toda a população a brincar participando em workshops de dança ou pinturas corporais, mas também na hora do conto, jogos tradicionais e muitas outras que decorrem entre até 30 de maio.
Estejam onde estiverem o importante é que as pessoas aceitem o desafio e brinquem por uns momentos no local onde se encontrem: ludotecas, bibliotecas, jardins-de-infância, escolas ou empresas.

Na manhã de dia 28, às 10h00 na Ludoteca da Adroana há teatro de fantoches dirigido à creche local. No mesmo dia, mas, da parte da tarde, a comunidade e a população idosa do Centro de Convívio da Amoreira vão brincar juntos em sessões de jogos tradicionais, jogos de tabuleiro e jogos de mesa.

No Bairro de Alcoitão, os jogos tradicionais dão o mote ao Dia Mundial do Brincar, das 10h00 às 13h00 e a tarde anima-se com um peddy paper que irá contribuir para enriquecer o conhecimento geográfico do bairro.

Neste dia, na Ludoteca do Monte o convite é: “Venham brincar a jogar”, e no dia 30, sábado, as famílias terão oportunidade de se divertirem com pinturas corporais, oficinas de expressão plástica, ateliês de construção de jogos e instrumentos com material reciclável na própria Ludoteca do Monte.

Com atividades todos os dias até 30 de maio, é possível brincar com a comunidade nas ludotecas da Adroana, Alcoitão, Galiza e Monte Estoril, no âmbito de diversas ações como “A Caça ao Enigma”, experiências com água, a “Hora do Conto”, “Ateliê de massagens” e gincanas.

Importante é consultar o programa e aceitar o desafio para brincar!

Sobre o Dia Mundial do Brincar | Desde 1999, através da iniciativa do presidente da Associação Internacional das Ludotecas (International Toy Library Association - ITLA), o mês de maio tem sido dedicado à comemoração da brincadeira e à valorização do brincar em mais de 30 países. Em geral, as ações acontecem no dia 28 de maio; data instituída pelo ITLA em homenagem à sua fundação e reconhecida por muitas organizações no mundo inteiro como o dia internacional do brincar.