Cascais é candidata ao prémio Capital Verde Europeia 2017

Cascais é uma das 12 cidades e vilas candidatas ao prémio ambiental “European Green Capital Award 2017”. A nível nacional concorrem ao lado de Cascais, Lisboa e Porto, a par de cidades europeias como Bursa e Istambul (Turquia), Cork (Irlanda), Essen (Alemanha), Nijmegen e 's-Hertogenbosch (Holanda), Lahti (Finlândia), Pécs (Hungria) e Umeå (Suécia).

O Prémio Capital Verde Europeia é o reconhecimento do vanguardismo da vida urbana amiga do ambiente de uma cidade. Às cidades é reconhecida a sua capacidade de estabelecer padrões elevados de desenvolvimento urbano sustentável, de ouvir os cidadãos e de apresentar soluções inovadoras para os desafios ambientais.

Considerado um “marco de excelência para cidades que prezam o seu ambiente”, o prémio Capital Verde Europeia vai no seu oitavo ano e, de acordo com Janez Potocnik, Comissário Europeu para o Ambiente, “é gratificante ver tantas cidades a candidatarem-se e a recandidatarem-se a este prémio”.

Um painel internacional de peritos vai avaliar 12 indicadores que abrangem a qualidade do ar, mudanças climáticas, inovações ecológicas e emprego sustentável , desempenho energético, uso sustentável do território, gestão ambiental integrada, transportes locais, natureza e biodiversidade, ruído, gestão de resíduos, saneamento e água.

Após esta avaliação, sera divulgada uma lista de potenciais vencedores ao prémio de 2017.  Em junho de 2015 as cidades que integrarem esta lista serão convidadas a apresentar-se perante um júri internacional que irá avaliar o seu empenho em prosseguir melhorias ambientais, bem como a  ambição dos seus objetivos. Além destes aspetos serão também tidos em conta a comunicação com os munícipes e a capacidade de cada cidade ou vila servir de modelo na promoção de boas práticas ambientais junto de outras cidades europeias.

Além de constituir uma inspiração para terceiros, a cidade vencedora será recomendada como local a visitar, trabalhar e viver.

O vencedor será anunciado em junho de 2015, em Bristol, Reino Unido.

Sobre o  Prémio Cidade Verde Europeia | Originalmente pensado numa reunião que teve lugar na cidade de Tallinn, na Estónia, este prémio resulta da iniciativa de cidades com uma visão “verde”.  Nessa reunião, realizada em 15 de maio de 2006, sob proposta de Jüri Ratas, presidente da Câmara de Tallinn, 15 cidades europeias e a Associação de Cidades Estónias assinaram um Memorando de Entendimento para criar o Prémio Cidade Verde da Europa.

Desde 2010, este prémio já foi atribuído a sete cidades: Estocolmo, na Suécia foi a primeira cidade galardoada, seguindo-se Hamburgo (Alemanha) em 2011, Vitoria-Gasteiz (Espanha, 2012), Nantes (França, 2013), Copenhaga, Alemanha, actual detentora do prémio, Bristol, no Reino Unido que é a Cidade Verde Europeia 2015 e Ljubljana, na Eslovénia que foi a vencedora de 2016.

O júri é integrado por representantes da Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Comité das Regiões, Agência Europeia de Ambiente, Governs Locais para a Sustentabilidade (ICLEI – Local Governments for Sustainability), Convenção de Autarcas e Gabinete Europeu de Ambiente.

Essencialmente citadina, a sociedade europeia conta com dois terços de cidadãos a viverem nas cidades, aos quais se colocam muitos desafios ambientais. Mas são também as áreas urbanas que reúnem o compromisso, empenho e inovação necessários para resolver esses mesmos desafios.

Mais informações:

Twitter: @EU_GreenCapital LinkedIn: European Green Capital Award