Cascais oferece livros para celebrar Dia Mundial da Poesia

Em Cascais o Dia Mundial da Poesia foi vivido intensamente com diversas iniciativas. Para brindar os utilizadores das bibliotecas municipais, entre os dias 21 e 25 de março, a Câmara Municipal de Cascais ofereceu livros de poesia escritos por Cassilda Celso, João Silva Maia e Júlio Conrado.
Conquistar novos leitores, mas sobretudo partilhar poesia, foi o objetivo da iniciativa municipal para o Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 de março. Estendendo-se aos dias seguintes, a oferta das edições municipais recaiu sobre títulos como “Linha marginal”, de Cassilda Celso, “Poemas Estoril”, de João Silva Maia, ou de “Desde o Mar. Carcavelos Praia e outros poemas”, de Júlio Conrado e decorreu nas bibliotecas escolares do concelho e bibliotecas municipais da Casa da Horta da Quinta de Santa Clara (Cascais) e Biblioteca Infanto-Juvenil (Parque Marechal Carmona) e S. Domingos de Rana.

Durante o dia, entre as 11h00 e as 14h00, na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, foi palco de uma sessão de stand-up poetry protagonizada por Andreia Macedo, e dirigida a alunos do Ensino Secundário. Ouviram-se poemas de Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Mário Cesariny e António Gedeão entre outros. À noite, às 21h30, sob proposta do Grupo Noites Com Poemas, a biblioteca acolheu o recital “Noite Andarilha” e “Sou Mercúrio, Já Fui Água”. Regina Correia apresentou e contou com a colaboração de gente amiga, sobretudo de Cabo Verde e música e canções de Heloisa Monteiro, Mário Piçarra, Zenaida Chantre, Tonecas Lima, Nelson Rendall e outros músicos e vozes. A entrada é livre.

Dia 22, às 18h30, ainda na Biblioteca de S. Domingos de Rana, foi apresentado o livro de poesia “Contrabaixo” do jovem Diogo Lopes, um jovem de 14 anos, a quem foi diagnosticada uma doença neuromuscular degenerativa rara. Com os seus poemas, editados pela Alfarroba, Diogo sonha criar uma associação que ajude pessoas que sofrem desta doença e sensibilizar médicos e investigadores para a descoberta de uma cura.

Na Casa das Histórias Paula Rego a poesia dominou nestes dias, com várias iniciativas que marcaram mais um “Fim-de-Semana Fora de Série”. Para viver em família e sem custos realizaram-se, sábado e domingo, ateliês no jardim com 120 minutos de duração: às 11h30, “Nas Entrelinhas dos Poemas” e às 15h30, “Gazeta de Mexericos, para receber a Primavera com Poesia”. Às 16h00 houve novo ateliê, com 90 minutos de duração intitulado “Primavera com Poesia”.