Cascais Women´s Pro – World Champions Tour Feminino arranca a 22 de setembro

Com a convocatória de atletas marcada para as 7h30, em Carcavelos, arranca dia 22 de setembro a antepenúltima etapa do circuito feminino, prova que poderá ser decisiva na atribuição do título final. As melhores do mundo já estão por cá e todas são unânimes: querem dar o seu melhor e divertir-se o mais possível a surfar em Cascais.
“Acima de tudo espero que [as surfistas] passem aqui uns bons dias no município de Cascais”, referiu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais dirigindo-se a Carissa Moore, a Courtney Conlogue, (actuais números um e dois do Campeonato Mundial Feminino, respectivamente), e a Stephanie Gilmore, vencedora do Cascais Women’s Pro em 2014. Até dia 28 de setembro, as 18 melhores atletas do mundo vão bater-se pelas melhores ondas.

Em Cascais, entre o lote de atletas a competir por um prize-money total de 250.000 USD, vai também estar Teresa Bonvalot, surfista de Cascais que, pelo terceiro ano consecutivo, recebeu um convite da organização.

Teresa vai entrar em competição logo no terceiro heat da primeira ronda, ao lado de havaiana Carissa Moore e da brasileira Silvana Lima. “Para a Teresa é mais uma oportunidade de fazer algo importante”, reforçou Carlos Carreiras, para quem o Cascais Women´s Pro – World Champions é mais uma oportunidade para valorizar o surf a nível nacional e pontuar no que ao surf internacional diz respeito.

“É sempre com muito gosto que recebo estes convites por parte da organização”, afirmou Teresa Bonvalot reforçando: “irei sempre dar o meu melhor e tentar surfar ao meu mais alto nível. Quero divertir-me e ganhar experiência”, acrescentou.

Muito contente por estar de volta, mas preocupada com o contratempo que a separou das suas pranchas na viagem até Portugal, a havaiana Carissa Moore - que em 2013 arrecadou em Cascais o título mundial e que lidera o campeonato com 53 pontos - é perentória: “vai ser difícil. Todas elas estão a surfar bem, mas temos de dar o nosso melhor”.

Afastada da competição no ano passado devido a lesão, Courtney Conlogue (EUA) aproveitou a pausa para refletir e sente-se na melhor forma. Segue em segundo lugar no campeonato e está radiante por regressar a Cascais: “o importante é divertirmo-nos!”

Visita habitual a Portugal nos últimos oito anos, a número três mundial, Sally Fitzgibbons, considera “estar em casa”: “no ano passado foi como participar em três provas diferentes”, referindo-se ao facto de a prova poder deslocar-se entre Carcavelos, Guincho ou Bafureira, em função do estado do mar. “Vir cá todos os anos é fantástico. Temos de estar preparadas para tudo!”

Todas as atenções estão agora postas na lua, cuja mudança de fase se espera trazer ondulação de oeste. “O call (convocatória de atletas) está marcado para amanhã às 7h30 aqui em Carcavelos”, anunciou esta tarde Francisco Spínola, da organização, destacando “o trabalho incansável do presidente da Câmara Municipal de Cascais para agregar vários municípios e trazer a Portugal a final da perna europeia e a penúltima prova da World Surf League”. Spínola agradeceu a confiança depositada em Cascais pela organização mundial destes eventos que trazem a Cascais os melhores do surf mundial.

“Agora todos estamos à espera das ondas”, afiançou, aproveitando para relembrar que além de surf o evento vai contar com uma “Impact Zone” com os melhores skaters e bmx portugueses e internacionais e ainda um festival de música com vários artistas.

Baterias do Round 1
1. L. Peterson vs T. Weston-Webb vs A. Quizon
2. B. Buitendag vs M. Manuel vs L. Enever
3. C. Moore vs. S. Lima vs T. Bonvalot
4. C. Conlogue vs N. Van Dijk vs P. Ado
5. S. Fitzgibbons vs C. Ho vs S. Erickson
6. T. Wright vs J. Defay vs D. Stoyle

As atletas em prova irão competir por um prize-money total de 250.000 USD. O Cascais Women’s Pro terá transmissão em directo em http://www.worldsurfleague.com/, e também na Sport TV 3.

Eventos paralelos
Durante o Cascais Women’s Pro irão decorrer vários eventos paralelos, na Praia de Carcavelos:

O Moche Impact Zone será palco de demonstrações de Skate e BMX, com uma rampa vert e um percurso de street instalados junto à praia. Haverá também lugar para demonstrações de Slackline. O público presente poderá, na companhia das estrelas de cada modalidade, iniciar-se na prática destes desportos.

No Moche Impact Zone estará montado o Palco Megahits, por onde passarão grandes nomes da música nacional como: Agir, Carolina Deslandes , HMB, Blaya, Frankie Chavez, Diogo Piçarra, Filipe Gonçalves, Souls of Fire, Sara Paço e Bell. Os concertos começam às 17h00, nos dias 26-27 de setembro e 3-4 de outubro

O MARKET stylista Cascais Surf, um mercado de moda e lifestyle com produtos 100% produzidos em Portugal.