CERCICA Cascais inaugura novos equipamentos e áreas de atividade

Produção de agricultura biológica num horto com 500m2 é uma das novas atividades que a CERCICA vai passar a disponibilizar aos seus mais de 1.900 utentes. A instituição, apoiada pela Câmara Municipal de Cascais, vai ganhar ainda três novos edifícios que irão possibilitar o arranque de novas áreas de formação/produção.

A inauguração destes novos equipamentos realiza-se amanhã, 23 de março, às 15h30, na presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e dos presidentes da Câmara de Cascais e da CERCICA, Carlos Carreiras e Pedro Alarcão, respetivamente.

O recém-criado Cergarden foi criado para dotar a CERCICA das infraestruturas necessárias para a produção de agricultura biológica, transformação e venda destes produtos. O Cergarden é constituído por um horto com mais de 500 m2 e um novo edifício construído de raiz (110m2) onde estão instalados um grande espaço destinado à secagem de ervas aromáticas e medicinais e uma loja para comercialização destes e outros produtos manufacturados na instituição (como artesanato, livros, quadros, tudo produzido pelos utentes).

Foi igualmente construído outro edifício (115m2) destinado a acolher um centro do produção em braille e uma área de formação e produção de artes gráficas - onde serão produzidos livros e diversos materiais, como flyers, cartazes, etc. Quer o edifício, quer o seu equipamento foram totalmente financiados pela Câmara de Cascais.

O terceiro edifício traduz-se num grande espaço, denominado “Espaço S” por se destinar aos utentes com idade superior a 45 anos que, aqui, têm todos os recursos necessários à organização dos seus tempos livres, podem conviver e desenvolver um conjunto de atividades que ajudem a retardar o seu envelhecimento precoce.
Estes novos equipamentos ocupam uma área que ronda os 1.000m2 dos 5,5 hectares cedidos pela Câmara de Cascais à CERCICA.

Sobre a CERCICA | Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais, teve a sua génese na necessidade de prestar educação a uma parte da população que não encontrava resposta no Ensino Regular. Com efeito, em 1976, ano da sua abertura, a população com deficiência mental, em idade escolar, estava ainda praticamente excluída da Escola. Um grupo de pais, técnicos e outras pessoas interessadas, empenhou-se em criar a CERCICA, Instituição de Solidariedade Social, de carácter complementar, na educação e reabilitação social, em relação ao Estado.