Está aqui

Conferências do Estoril 2015 | Abertas inscrições para projetos de jovens

Até 28 de fevereiro de 2015 estão abertas as inscrições para quatro projetos destinados a jovens dos 17 aos 25 anos lançados no âmbito da 4.ª edição das Conferências do Estoril. O objetivo é mobilizar os jovens a participar ativamente neste evento internacional bianual sobre os desafios da globalização. A organização é responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais.

Inscrições em www.conferenciasdoestoril.pt

Tome nota: 

Até 28 de fevereiro de 2015 – data limite de inscrições para os projetos: Jovem Embaixador | Youth Boot Camp | Murar o Medo
Até 1 de maio  de 2015 – data limite de inscrições para a Youth Summit [Cimeira da Juventude] que se realiza a 19 de maio no Centro de Congressos (1ª dia das Conferências)

“Murar o Medo”, “Jovem Embaixador”, “Youth Bootcamp” e “Youth Summit” são os projetos pensados para fomentar na juventude a capacitação, desenvolvimento de networking, criação de consciência cívica e “deixar marca” no mundo. O primeiro é de carácter artístico e colhe inspiração no discurso homónimo do escritor moçambicano Mia Couto nas Conferências do Estoril de 2011.


O projeto “Jovem Embaixador” é uma oportunidade única para os estudantes serem os “porta-voz” da sua Escola / Faculdade nas Conferências do Estoril 2015, enquanto o  “Youth Bootcamp” propõe três dias intensos no terreno, juntando cerca de 100 jovens de escolas e faculdades nacionais e internacionais, para potenciar o trabalho em rede a nível internacional.

A Youth Summit, ou Cimeira da Juventude, realiza nestas Conferências do Estoril a sua segunda edição e procura ultrapassar o meio milhar de participantes, continuando a ser o maior evento paralelo. Com o lema “Youth Summit – Believing in students ideas”, é um projeto de jovens, com e para os jovens.
No seu todo, estes projetos pretendem contribuir para a procura de soluções reais para problemas globais, inspirando e motivando a mudança através de conferências, global dialogues, workshops com líderes e pensadores mundiais, empresas, sociedade civil e estudantes. A ideia é ainda estimular a participação dos jovens nesta 4.ª edição das Conferências do Estoril, que regressam em maio de 2015.

Pólo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local, as Conferências do Estoril visam afirmar Cascais, e Portugal, como ponto de encontro de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais.

Integram ainda a atribuição de dois prémios: o Estoril Global Issues Distinguished Book Prize, no valor de 10 mil euros à melhor publicação original sobre o tema das Conferências, e o Estoril Local Answers Award , no valor de 10 mil euros, ao projeto que melhor represente uma “Resposta Local” para um “Desafio Global”.
Em anexo: Mais informação sobre os projetos e sobre as Conferências do Estoril.

MURAR O MEDO | Tem como inspiração o discurso do escritor moçambicano Mia Couto nas Conferências do Estoril de 2011, intitulado “Murar o Medo“. Este Projeto Artístico visa reunir 50 a 60 estudantes (não necessariamente da área de Artes), em grupos de 10 por temática, a trabalhar diretamente com um artista (de várias áreas: street art, escultura, cinema, fotografia, poesia, etc). A ideia é através da arte  sensibilizá-los para algumas questões internacionais mais prementes, como Educação, Desigualdade, Direitos Humanos, Desemprego, Sustentabilidade, temas relacionados com “Medos Globais”. E demonstrar que a Arte (ou as artes) é uma forma de conter esses medos e desenvolver novas formas de respostas locais baseadas na visão dos jovens. O grande objetivo é dar oportunidade a jovens de diferentes contextos religiosos, sociais, provenientes de Escolas Públicas e Privadas, promovendo o respeito pela interculturalidade, desenvolvendo trabalho em rede e encorajando o seu interesse, proporcionando acesso direto às Conferências do Estoril.

JOVEM EMBAIXADOR | Uma oportunidade única para os estudantes serem o “Porta-Voz” da sua Escola / Faculdade. Terão como missão apresentar nas Conferências do Estoril os seus projetos, criando maior interesse nas questões da Globalização. Estes jovens serão escolhidos pelas suas ideias e espírito de iniciativa, vontade de fazer a diferença, trazendo para o mundo a sua visão dos problemas globais e locais, inspirando mais jovens a participar nos Projetos da Juventude.

YOUTH BOOTCAMP | Decorrerá na Colónia Balnear “O Século” perto de Cascais. Visa criar consciência para as questões da Globalização, trabalhando em rede e com o objetivo de partilhar experiências que permitam lançar grandes questões para debate na Cimeira da Juventude e nas Conferências do Estoril. Serão três dias intensos, abrangendo cerca de 100 jovens oriundos de escolas e faculdades nacionais e internacionais, originários de diferentes países. Esta experiência potenciará o networking internacional e motivará jovens de diferentes contextos socioeconómicos, tornando estes três dias inesquecíveis para todos os participantes. Teambuilding, Workshops com jovens inspiradores e trabalho intenso pensado para os jovens que irão estar envolvidos nesta iniciativa.

YOUTH SUMMIT | Regressa depois de um enorme sucesso alcançado na 3ª edição das Conferências do Estoril em que participaram cerca de 500 estudantes. Contou com o apoio do Banco Mundial. Visa capacitar os jovens a assumir a cimeira como deles. Com o lema: “Youth Summit – Believing in students ideas”, pretende fomentar a participação através de networking com os Jovens dos Parceiros Académicos, Associações de Juventude Nacionais e Internacionais que colaborem na divulgação e nos diversos projetos. É uma oportunidade de participar num programa desenvolvido por jovens, com os temas que consideram mais relevantes, debatê-los com jovens oradores inspiradores até 30 anos e com uma audiência de cerca de 600 estudantes portugueses e internacionais.

Sobre as Conferências do Estoril - «Desafios Globais, Respostas Locais» | É, talvez, o maior evento  internacional bianual realizado em Portugal sobre os desafios da globalização. A organização deste evento é responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais que conta com a colaboração de vários parceiros nacionais e internacionais pertencentes ao meio académico, institucional e empresarial. As Conferências do Estoril têm como objetivo criar um pólo de reflexão de nível internacional sobre os desafios da globalização, com particular atenção à relação entre os domínios global e local. Visam, ainda, afirmar Cascais, e Portugal, como ponto de encontro de algumas das mais conceituadas individualidades, organizações internacionais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento, think tanks e organizações não-governamentais. As Conferências do Estoril incluem também a atribuição de dois prémios: o Estoril Global Issues Distinguished Book Prize, no valor de 10 mil euros à melhor publicação original sobre o tema das Conferências, e o Estoril Local Answers Award , no valor de 10 mil euros, ao projeto que melhor represente uma “Resposta Local” para um “Desafio Global”.

Inscrições através do site: www.conferenciasdoestoril.pt
Mais informações:
www.facebook.com/EstorilConferences
juventude@conferenciasdoestoril.org

Sugerimos também

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisbanner_bairromuseus_0banner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais