Conferências do Estoril 2015 | Cimeira da Juventude: Redes sociais e metas de vida

As redes sociais e a sua capacidade de influenciar os acontecimentos a nível global dominaram a tarde do primeiro dia de debate da quarta edição das Conferências do Estoril 2015, a par da discussão em torno dos "Objetivos/Metas de Vida" e como podem os jovens fazer a diferença.

Anne Pao, da Cidade do Cabo (África do Sul), Gabriela Jaeger de Brasília e Diego Reeberg de São Paulo (Brasil) e Vasco Santos, de Lisboa, lançaram o debate perante uma assistência composta por jovens dos quatro cantos do mundo, ao início da tarde no Centro de Conferências do Estoril.

Os quatro intervenientes são jovens profissionais, cujo sucesso se explica, em parte, pela sua capacidade de utilização e aproveitamento da Internet e das redes sociais para dar a conhecer os seus projetos.

A ideia de que a internet e as redes sociais, que neste momento ascendem a 207 plataformas de acesso gratuito, mudaram a forma como comunicamos e nos conectamos uns com os outros foi sublinhada pelos quatro oradores.

“ Vivemos num novo mundo muito diferente do mundo dos nossos pais. Hoje já não é necessário gastar muito dinheiro em campanhas de publicidade para divulgar as nossas ideias e os nossos negócios e podemos chegar a milhões de pessoas, gratuitamente, através das redes sociais” defendeu Vasco Santos, criador da empresa online “Vasco Faz”.

Gabriela Jaeger, por seu lado, recordou que 40% da população mundial utiliza a internet, 78% dos quais no mundo desenvolvido. Jaeger fundou a plataforma “Global Change Makers” para ajudar milhares de jovens em cerca de 120 países a realizar os seus projetos, utilizando as redes sociais como instrumento de divulgação e angariação de fundos.

“O facto de não ser preciso chamar a atenção dos principais meios de comunicação para chegar a milhões de pessoas e de bastar criar um perfil numa rede social para partilhar um projeto, uma ideia ou uma causa foi o que realmente mudou o nosso mundo” garantiu Jaeger.

“Este é um tempo de criatividade, tecnologia e conectividade, mas não podemos fazer isso sem estarmos ligados à internet”, referiu Anne Pao, para quem a Connectedness (conectividade) constitui, na realidade,  um sentimento de que fazemos parte de algo.

Diego Reeberg lembrou o espírito das Conferências do Estoril, ao dizer que é fundamental “juntar uma multidão para mudar o mundo.” Uma ideia que resume bem as experiências dos jovens empreendedores e intervenientes neste primeiro dia de conferências, assim como a sua visão de que a verdadeira inovação social acontece a nível digital.

“Objetivos/Metas de Vida – O que podes fazer? Como podes fazer a diferença?”

O último painel do dia contou com a presença de dois oradores portugueses: Miguel Gonçalves e Afonso Mendonça. Ambos com discursos bastante inspiradores que não deixaram a plateia indiferente. Uma plateia composta maioritariamente por jovens que frequentam a faculdade e que começam, desde já, a pensar no rumo que querem dar ao futuro.

Para aqueles que, segundo Miguel Gonçalves “ têm muita pressa e quando estão a começar uma carreira, pensam baseados no dinheiro que vão ganhar e não nos objetivos que querem alcançar”, o fundador da Sparkagency alertou para a importância das suas escolhas. Os jovens de hoje “não têm que se submeter a um trabalho só porque não vão ser bem-sucedidos na área que estudam. Devem ser inteligentes, fazer a escolha certa e não ter medo de negociar com as empresas”.
Complementando de certa forma o discurso anterior, Afonso Mendonça, ele próprio que há dois anos também esteve sentado nos lugares da plateia, apresentou exemplos de alguns jovens de diversas escolas portuguesas que “tinham uma ideia, não desistiram e tornaram-se modelos para os outros”.

Para o co-fundador/mentor da organização não lucrativa Mentes Empreendedoras “temos de estar concentrados naquilo que queremos alcançar. [desconstruindo] a palavra impossível é de facto eu sou possível”.
Entre caras admiradas, sorrisos e aplausos os jovens de diversas nacionalidades que vieram assistir ao debate saíram repletos de informação que promete ser tema de reflexão por alguns dias.

Até dia 22 de maio, no Centro de Congressos do Estoril, as CE 2015 são o centro do debate "Desafios Globais, Respostas Locais".