Cruz Vermelha Portuguesa abre novo espaço para apoio à população sénior no concelho de Cascais

A Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa inaugurou, dia 1 de outubro, o Espaço Geração +, um local de apoio à população sénior que contou com a ajuda da Câmara Municipal de Cascais.
O espaço Geração +, localizado na Rua Maria Lalande, 86, na Madorna - que foi cedido e remodelado pela Câmara Municipal de Cascais - conta com um significativo número de equipamentos e serviços capazes de dar resposta a situações prioritárias de cariz social, bem como a assegurar um envelhecimento saudável à população sénior, refere Manuela Filipe, presidente da Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa, acrescentando que  “o nome Geração + pretende dignificar esta faixa da população, para a qual trabalhamos, e à qual queremos dar resposta. Este bairro precisava de apoio”.

Os dois pisos, servidos por elevador e adaptados a utilizadores de mobilidade condicionada, são dotados de um Centro de Dia, com capacidade para 30 utentes, três salas para atividades ocupacionais, um refeitório, um bar e uma copa para apoio ao serviço de refeições, área administrativa, gabinete médico e instalações sanitárias.
“Estas pessoas merecem viver o resto dos seus dias com dignidade e por isso esta resposta dada pela Cruz Vermelha Portuguesa, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, é de extrema importância”, disse Carlos Carreiras, presidente da autarquia.

No mesmo local funcionará a partir de agora o GIP-Gabinete de Inserção Profissional da Delegação da Costa do Estoril, que até à data funcionava junto da Residência Sénior da Rua Cidade de Évora, na Parede.

Para Margarida Viegas, residente no bairro onde se encontra o espaço “Geração +” esta é uma iniciativa de louvar.” Moro aqui há 46 anos e era preciso algo deste género. Estou muito contente porque agora posso vir aqui para o convívio, e pedir ajuda sempre que precisar”, refere esta munícipe de 77 anos.