Duas centenas de alunos caminharam pelos afetos

Cascais recebeu esta terça-feira a “Caminhada dos Afetos”, entre a Praia do Tamariz e a Baía de Cascais. Integrada no movimento “ Escola de Afetos, Escola de Sucesso”, um projeto da área da Saúde Escolar, a caminhada contou com a participação de 200 alunos de agrupamentos escolares do concelho e da CERCICA.

“Uma escola de afetos é uma escola de sucesso” referiu Ana Paula Sousa Uva, médica de Saúde Pública no Agrupamento de Centros de Saúde de cascais (ACES) e coordenadora da saúde escolar. Esta caminhada teve por objetivo “sensibilizar a comunidade, fora da escola, para a importância dos afetos que visa a humanização, tendo como base uma cultura da cidadania, de tolerância e coesão social” referiu ainda Ana Sousa Uva.

Ao longo da caminhada, os intervenientes foram convidando a população a participar, ao mesmo tempo que eram distribuídos panfletos sobre a “Escola de Afetos, Cidade dos Afetos”. “Este é um projeto com uma lógica de intervenção para termos um concelho cada vez mais saudável” afirmou Frederico Pinho de Almeida, vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Nem só de afetividade se fez esta caminhada. A prevenção e saúde na escola também ganharam protagonismo, tendo a maçã como símbolo, peça de fruta que foi distribuída por todos à chegada à Baía de Cascais.

A iniciativa foi promovida pela Unidade de Saúde Pública Amélia Leitão e as Unidades de Cuidados Cascais Care e Girassol, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.