Encerramento Programas de Voluntariado Jovem 2019

Festival da Juventude marcou esta noite o fim do verão para 3527 jovens que dedicaram o seu tempo ao voluntariado ao longo dos últimos meses, num ano em que se comemora o 20.º aniversário destes programas.

A End of Summer Sunset Party decorreu no dia 4 de outubro, no Tamariz. Este Festival da Juventude marca o Encerramento dos Programas de Voluntariado Jovem em 2019, ano em que se comemoram os 20 anos do Projeto Maré Viva. Esta é também a forma de agradecer a todos os voluntários jovens a sua dedicação, empenho e envolvimento na vida do município, bem como a todas as entidades e parceiros envolvidos. Todos os anos estes programas acolhem jovens entre os 12 e os 30 anos e são integrados jovens portadores de patologias a nível físico e cognitivo, mostrando que não há barreiras para o voluntariado.

Só este ano foram 3527 os jovens que dedicaram o seu tempo ao voluntariado através dos 6 programas disponíveis - Maré Viva, Cultura Social, Cultura no Bairro, Natura Observa, Locals e Férias na Desportiva - que promovem o espírito de voluntariado e a cidadania ativa em diversas áreas.

Foi com grande efusividade que os jovens receberam Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que fez questão de salientar que “Cascais tem uma juventude solidária e voluntária,” agradecendo ainda aos jovens por “representarem o nosso concelho como representam.” O presidente deixou ainda uma mensagem aos jovens: “Sejam vocês mesmos, porque são muito bons.”

Há 20 anos arrancou o primeiro programa de Voluntariado Jovem de verão com a Maré Viva. Nesse ano, foram 100 jovens a dedicar o seu tempo a criar uma praia melhor, presentes em 7 apoios de praia. 20 anos depois as praias de Cascais já contam com cerca de 1098 voluntários por verão, presentes em 13 apoios de praia.

Este verão, os Marézinhas e os Marézinhas do Futuro, prestaram 1.297 primeiros socorros, comunicaram 454 ocorrências nas praias, recolheram 6.551,76 kg de lixo, 596.781 beatas e 307,36 kg de plástico em mais de 117.160 horas de voluntariado.

Mafalda Silva é uma das jovens que este ano dedicou o seu verão à Maré Viva, como já faz há oito anos, e hoje partilhou a sua experiência: “Comecei como Marézinha e fui evoluindo ao longo dos anos.  Hoje em dia, como líder, tento passar aos outros o que aprendi no anos anteriores,” e acrescentou “tenho muito orgulho no programa Maré Viva.”

A Maré Viva conta ainda com com diversos projetos integrados como o Marézinhas do Futuro e o Praia para Todos, este último conta com o apoio de alunos da área da saúde para proporcionar o acesso à praia e ao mar a pessoas com mobilidade reduzida. Nuno Brites é um dos utentes do programa Praia Acessível. “Conheço o projeto há 10 anos e é dos melhores que já vi uma entidade pública implementar,” referiu o utente, acrescentando ainda: “Quero agradecer a todas as pessoas que já me levaram à água. E eu gosto muito de ir à água”.

Ainda na cerimónia, Nuno Piteira Lopes, vereador que detém o pelouro da juventude, anunciou que, este ano, ao contrário dos anteriores, não ia decorrer a habitual entrega de prémios porque “entendemos que todos vocês merecem ser reconhecidos pelo esforço e dedicação que entregam aos programas,” e foi entregue a cada jovem uma medalha de participação.

Os programas de voluntariado jovem contam ainda com o apoio do Espaço S: Centro Municipal de Atendimento Juvenil para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, através de ferramentas de educação não-formal.

A End of Summer Sunset Party contou ainda com várias atuações de nomes da música portuguesa, como Supa Squad, Valas, Olga Ryazanova, I Love Baile Funk e No Maka, que animaram a noite dos jovens que participaram nos Programas de Voluntariado Jovem este verão.

Mas, em Cascais, o voluntariado jovem não termina com o verão, e, ao longo de todo o ano a Cascais Jovem desenvolve programas - Voluntários Cascais Jovem, Locals 365, Cascais Sports Volunteer - que promovem o envolvimento dos jovens em inúmeros eventos de referência, permitindo que continuem a mudar vidas, a ser agentes de mudança, a potenciar as suas ideias e determinar o caminho que querem seguir.