Grande Conferência Negócios Sustentabilidade 20/30

Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, defendeu aumento da percentagem de habitação pública. A conferência contou com o Nobel Joseph Stiglitz.

Na Grande Conferência Negócios Sustentabilidade 20|30, organização do Jornal de Negócio que decorreu no auditório da SBE, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, defendeu a subida da quota de habitação pública em Cascais, dos 2% para os 10%, e garantiu que a autarquia “está a construir para resolver a função social da habitação”, fazendo alusão à captação de professores e médicos.

Trata-se de uma conferência “que quer colocar no centro da discussão as questões ambientais, sociais e da governação”, disse Diana Ramos, diretora do Jornal de Negócios, entidade organizadora deste evento que tem o apoio da autarquia de Cascais. Nuno Piteira Lopes salientou a importância de Cascais ter sido anfitrião desta iniciativa por dar prioridade “às questões da sustentabilidade, das alterações climáticas, preocupações centrais da política da autarquia”.

Um dos momentos da sessão da manhã foi a palestra do economista norte-americano, Joseph Stiglitz, Nobel em 2001, que defendeu a transição verde como uma oportunidade para repensar a economia, acelerar o crescimento económico e, sobretudo, elevar a qualidade de vida das pessoas.

Stiglitz admite que os países em desenvolvimento não têm recursos para subsídios massivos e deixou uma crítica aos países avançados, como os EUA e alguns países da Europa, por, durante décadas, terem afastado esses países das políticas industriais. O Nobel 2001 denunciou uma certa hipocrisia dos países mais ricos a propósito das questões da sustentabilidade: “Parecemos hipócritas, temos um sistema baseado em regras que os poderosos desobedecem quando lhes é inconveniente, mas obrigam os outros a obedecer”.

Para esta edição, referiria Diana Ramos, foi preparado um estudo entre o Jornal de Negócios e a Deloitte e com a curadoria do BCP que vai permite fazer uma radiografia daquilo que já tem vindo a ser feito pelas empresas portuguesas em matéria de sustentabilidade e, conclui a jornalista: “Já existe uma preocupação transversal nas áreas social, ambiental e da governação”. Admite, contudo, que em matéria de sustentabilidade há setores mais avançados que outros, mas, acrescenta que, “de uma forma geral, há em todos um esforço de mudança no sentido de introduzir alterações significativas, quer na forma de produção, quer na organização e na sua relação com os fornecedores e isso é visível no estudo”.

O Jornal de Negócios há 4 anos promove um prémio, dividido em 10 categorias, bem como menções honrosas que distinguem empresas ou outras entidades públicas e privadas que colocam na sua agenda as questões ambientais. Este ano deram entrada 110 candidaturas o que é, no entender da diretor do Jornal de Negócios, “um sinal de preocupação das empresas para as questões da sustentabilidade”.

Durante a tarde, entre os vários painéis de debate destaca-se aquele que abordou as questões da Habitação, da Saúde e da Educação. Neste painel, que contou com a participação do vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, o autarca falou do programa que está a ser desenvolvido na autarquia e que implica um investimento de 350 milhões de euros naquilo que designou de papel da habitação para resolver funções sociais, envolvendo um crescimento substancial da habitação pública, que neste momento não ultrapassa os 2%, para níveis de 10%, num programa que, referiria o autarca visa captar professores, para as escolas públicas que estão a ser requalificadas e construídas de novo e captar profissionais de saúde, designadamente para os Centro de Saúde que a “autarquia, substituindo-se ao poder central, decidiu construir”.

Nuno Piteira Lopes refere a necessidade deste investimento por razões que se prendem com a preocupação de dar resposta às necessidades dos munícipes. “A responsabilidade pode ser do poder central, mas são os nossos munícipes que precisam de resposta”, disse.

Ao fim do dia foram entregues os prémios e a autarquia de Cascais recebeu dois prémios e uma menção honrosa. O projeto Equilíbrio entre vida pessoal e profissional/saúde ocupacional da Cascais Ambiente recebeu o Prémio na categoria Saúde e Bem-Estar na Organizações; O projeto Terras de Cascais, da Cascais Ambiente, recebeu uma menção honrosa na categoria Bem-Estar e Cidades Sustentáveis e a Cascais Próxima ganhou o prémio de Mobilidade Sustentável.CMC/HC/MC/JJ/AL