I Torneio Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas para apoiar a equipa do Grupo Desportivo de Deficientes de Alcoitão (GDDA).

Dia 26 e 27 de maio, em dois locais distintos, realiza-se o I Torneio Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR), de forma a apoiar a equipa do Grupo Desportivo de Deficientes de Alcoitão (GDDA).

Cascais, Alcabideche e Estoril recebem este evento, desportivo e cultural, que pretende dinamizar a prática do BCR, promover o convívio entre os amantes deste desporto e arrecadar fundos para continuar com a prática da modalidade, nomeadamente na compra de novas cadeiras de rodas e manutenção das existentes.
Onze jogadores, de ambos os sexos e de várias idades, constituem a equipa que integra pessoas com deficiência físico-motora e que se encontra na primeira divisão das competições nacionais, entre um total de 12 equipas federadas. Vários dos seus membros fazem também parte da seleção nacional que participa nas competições europeias, onde Portugal se sagrou campeão em 2007.
Esta iniciativa está inserida num projeto ambicioso que visa alargar a prática da modalidade entre as faixas etárias mais jovens, associando as juntas de freguesia do concelho às entidades que já trabalham na reabilitação de portadores de deficiência, assim como às Escolas Públicas do Concelho de Cascais e algumas empresas e entidades inseridas nesta zona.
O BCR é uma modalidade com benefícios físicos, cognitivos e afetivos, que ajuda também a desenvolver a autonomia do praticante, permitindo a sua reabilitação e reinserção social.
O GDDA treina todas as terças e quintas-feiras, entre as 19h até às 21h, no Pavilhão da Escola António Pereira Coutinho, em Cascais.
Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia de Alcabideche.

Programa
26 maio |Todo o dia, Pavilhão da Escola EB 2,3 António Pereira Coutinho e Complexo Desportivo de Alcabideche
Entrada Grátis

27 maio | 15h00, Escola Salesiana do Estoril