Judite Sousa apadrinha o projeto “HeArt” | Arte ajuda a quebrar barreiras

Promover e divulgar os trabalhos artísticos criados por pessoas com deficiência é o objetivo do projeto HeArt que foi apresentado hoje, dia 18 de novembro, nas instalações da CERCICA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais.
Por detrás do projeto está a Heart, associação sem fins lucrativos criada em 2014 e cujo objetivo é ajudar pessoas com deficiência a promover os seus trabalhos, independência e integração social. Uma ideia empreendedora classificada em segundo lugar no 8.º Concurso de Ideias de Negócio de Cascais (2014), na categoria de Empreendedorismo Social.

Sofia Perestrelo, mentora do projeto, seguiu em frente e criou o portal www.heart.pt onde oferece uma loja online para, por um lado, os artistas poderem expor os seus trabalhos, e, por outro, o público poder adquirir peças únicas que ajudam uma causa social.

Além de aumentar a sustentabilidade financeira dos artistas, criando modelos de negócio que permitam o acesso aos trabalhos artísticos por parte da sociedade em geral, as verbas irão reverter a favor da CERCICA e da Heart, que as irá aplicar noutros projetos desenvolvidos.

“Este é um bom momento na promoção dos trabalhos destes artistas”, defendeu Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, para quem “o portal é um bom exemplo na promoção da inclusão a vários níveis”.

Reconhecendo que “centenas de pessoas com deficiência descobrem na Arte uma forma de transmitirem as suas emoções, criando peças artísticas de extrema qualidade”, mas que têm “uma enorme dificuldade em posicionarem-se no mercado”, Sofia Perestrelo, presidente da associação HeArt, quer que este projeto seja “o motor central que bombeia, desde a veia criativa dos artistas, até ao coração dos apreciadores”.

Madrinha do projeto, Judite de Sousa acredita que “a ideia desta associação é valorizar o talento”, o que, de certa forma, as torna “mais próximas de nós e integradas”. A jornalista destaca que “este projeto também dá a conhecer uma vertente da deficiência que, muitas vezes, não é mencionada: normalmente não pensamos em como essas pessoas, sendo diferentes, são tão iguais a nós.”

Sobre a HeArt | Negócio social criado em 2014 e cujo objetivo é ajudar pessoas com deficiência a promover os seus trabalhos, independência e integração social. Acreditando num mundo de igualdade de oportunidades quer promover a valorização dos seus artistas dando lhes visibilidade e oportunidades iguais. Trabalhando em conjunto com as instituições sociais, pretendem identificar os potenciais artistas, criar parcerias de trabalho com criadores nacionais e internacionais (curadores) e facilitar o acesso a estas criações / produções únicas, aumentando a sua visibilidade através de www.heart.pt, de eventos, exposições e, também, através das redes sociais e campanhas de relações públicas e publicidade.