CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento do livro “Arquivo de Cascais: História| Memória| Património” - Fnac do CascaiShopping

No próximo sábado, 7 de maio, às 16h00, na FNAC do CascaiShopping, a Câmara Municipal de Cascais apresenta uma edição especial do “Arquivo de Cascais: História | Memória| Património”, obra da autoria de prestigiados especialistas que apresentam novos contributos para a história do concelho.

A publicação municipal “Arquivo de Cascais”, que remonta a 1980, apresenta nesta edição especial da obra - o nº 14 do Arquivo de Cascais – novas reflexões sobre a origem do topónimo Cascais e sobre a relação do navegador Cristóvão Colon com o nosso país. Tem também uma temática dedicada ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Cascais: “Da anexação do Hospital dos Mareantes Pescadores à inauguração do Hospital Condes de Castro Guimarães” na qual se estuda a gestão desta unidade de saúde de referência do concelho entre 1587 e 1941.

Apresenta, igualmente, novas fontes para a história das elites locais, evocando-se, ainda, em Cascais e Alenquer: A E. N. 9, a importância estratégica desta secular via de comunicação entre as duas localidades.

São também abordadas reflexões relacionadas com a arquitetura, como sucede em Gaston Landeck, que nos revela os principais projetos que gizou no concelho, assim como em O “Brasão” da Capela da Cidadela: Análise de alguns elementos decorativos. Por sua vez, em A obra de António de Oliveira Bernardes na Casa de Santa Maria, em Cascais aprofunda-se o estudo do emprego da azulejaria na construção deste emblemático edifício.

Em Informação & promoção turística oficial nos anos 20 e 30: Da Comissão de Iniciativa à Junta de Turismo de Cascais e em O Rádio Clube Português e a Guerra Civil de Espanha apresentam-se novas reflexões acerca de um período da história contemporânea ainda por desbravar. A obra encerra com Cascais e Estoril: Um roteiro fílmico, 1896-1974, estudo que aborda a relação de Cascais com a história do cinema, enfatizando a relevância de um concelho que, geração após geração, se soube afirmar nos mais variados domínios.

António José Pereira da Costa, Tiago Henriques, António Cota Fevereiro, Maria da Conceição Santos, Cristina Carvalho, Marco Oliveira Borges, Helena Condeço de Castro, Carlos Calado, Isabel Ferrão, João Miguel Henriques e José d’Encarnação, Ana Cristina Brites Antunes, Francisco Matta Pereira e José de Matos-Cruz são os autores das investigações que acrescentam novos conhecimentos para a História, Memória e Património do concelho de Cascais que, recentemente, celebrou 650 anos de autonomia.

A apresentação da Obra estará a cargo de Ana Paula Menino Avelar, Cristina Carvalho e José d’Encarnação.

A partir deste sábado, 7 de maio, a FNAC do CascaiShopping passará a dispor de um expositor inteiramente dedicado à venda de edições municipais de Cascais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0